segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Intercambio: UESC amplia fronteiras dos seus estudantes

Intercambio. Em geral as pessoas já ouviram falar, mas será que todos sabem ao certo o que significa? Trata-se de uma palavra muito abrangente, mas, tem um significado simples: troca. Troca de experiências, cultural, comercial, portanto, uma infinidade de sentidos. Porém, segundo o dicionário, o termo engloba relações comerciais ou culturais entre nações. Aqui a palavra é utilizada para descrever uma pessoa que vai estudar por um período em outro país. Mas, sempre levando em consideração que o ponto principal é aprimorar as relações com outros povos, outras culturas e melhorar a compreensão entre os povos de vários países.
É nesse contexto que a Assessoria de Relações Internacionais - Arint, da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, tem a tarefa de concretizar as políticas institucionais no que se refere à elaboração, assinatura e manutenção de acordos de cooperação que facilitem a mobilidade acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores. Somente no Programa Ciência Sem Fronteiras 42 alunos da UESC foram aceitos nos cursos de: Biomedicina(9); Agronomia (8); Biologia (6); Engenharia de Produção (6); Educação Física (2); Física (2); Comunicação Social(2); Medicina (2); Ciência da Computação(2) Engenharia Civil (1) Química (1) Medicina Veterinária (1) para Universidades em Portugal, Espanha, Áustria, Chile, Estados Unidos, Canadá, Itália, Reino Unido – Inglaterra, Alemanha, Austrália e Irlanda.
BRAMEX
O Programa de intercâmbio Brasil-México – BRAMEX permite o intercâmbio de estudantes de graduação além de promover o melhor conhecimento entre as sociedades dos dois países. Atualmente três estudantes dos cursos Medicina Veterinária; Línguas e Letras e Artes estão nas Universidad Autónoma de Aguas Calientes, Universidad Autónoma de Zacatecas e Instituto Politécnico Nacional do México – IPN. Nesse programa a Uesc já recebeu quatro estudantes mexicanos para os cursos de Economia e Administração.
PLI
O Programa de Licenciaturas Internacionais é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e Universidade de Coimbra- UC, com apoio do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). Visa elevar a qualidade da graduação, tendo como prioridade a melhoria do ensino dos cursos de licenciatura e a formação de professores. O PLI tem por objetivos ampliar a formação de docentes para o ensino básico no contexto nacional; ampliar e dinamizar as ações voltadas à formação de professores, priorizando a formação inicial desenvolvida nos cursos de licenciatura e apoiar a formulação e implementação de novas diretrizes curriculares para a formação de professores, com ênfase no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O bolsista selecionado segue a Arquitetura Curricular e obterá dupla diplomação (Brasil/Portugal) nos cursos de Matemática, Química, Física, Biologia, Português, Estudos Artísticos e Educação Física.
BOLSAS IBERO-AMERICANAS
Lançado em 2011, o Programa de Mobilidade Internacional, bolsas Ibero-Americanas, é uma iniciativa do Santander Universidades, com a missão de apoiar propostas voltadas à educação superior, promovendo a mobilidade de estudantes de graduação entre as universidades brasileiras, portuguesas, espanholas, argentinas, chilenas, colombianas, mexicanas, peruanas, porto-riquenhas e uruguaias. A UESC lançou edital para selecionar cinco bolsistas para o Programa.
LA ROCHELLE
A UESC mantém um convênio com a Universidade de La Rochelle, na França, que oferece anualmente cinco bolsas aos estudantes do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas aos Negócios Internacionais(LEA). Esse convênio foi feito para oferecer a vivência linguística aos alunos do LEA no idioma Francês já que o curso teve sua origem em La Rochelle.
Nessa mesma linha um outro convênio, envia e recebe anualmente estudantes dos Estados Unidos é o da St. Ambrose University. Neste ano de 2013 tivemos, sob a coordenação do prof. Salvador Trevisan, a visita de estudantes e pesquisadores da Universidade do Colorado at Boulder, Estados Unidos, com o envolvimento também de alunos da UESC de diversos cursos como LEA e Direito.
OUTRAS UNIVERSIDADES
Fazer intercâmbio hoje é uma alternativa conveniente para quem quer aperfeiçoar uma língua, crescer profissional e pessoalmente. Com isso, o número de estudantes que investem nessa alternativa é crescente. A UESC tem investido em novos convênios visando a mobilidade internacional dos seus estudantes, professores e pesquisadores . Na África, com a Universidade Zambeze (UniZambeze); na Bélgica, com a Universidade de Liège (ULg) Faculdade de Medicina Veterinária – Departamento de Bioestatísticas, Economia e Seleção Animal e a Gembloux Universidade Agrícola (FUSAGX) - Departamento de Economia e desenvolvimento rural; no Canadá com a Bishop’s University, Concordia University, McGill University, Université Laval, Université de Montréal, École Polytechnique e Université de Sherbrooke. 
Também em Cuba, com o Instituto Superior de Ciências Médicas de La Habana e Instituto Superior de Tecnologias e Ciências Aplicadas – InSTEC; na Espanha a Universidad de Sevilla e Universidad Complutense de Madrid; na França Centre de Cooperation Internationale en Recherche pour le Développement e Université Paul-Valéry 3, Montpellier; em Portugal com a Universidade Aberta de Portugal, Universidade de Coimbra, Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Porto e a Universidade de Lisboa
Esses acordos funcionam como uma troca, ou seja, as instituições mandam estudantes para o exterior, no período de seis meses a um ano, mas, ao mesmo tempo, recebem alunos estrangeiros. Porém ambos ficam isentos da taxa universitária no país que visitam, que muitas vezes é o mais caro de um intercâmbio. O usual é que o aluno siga pagando mensalidades no período em que está no exterior, em sua própria universidade de origem, se este for o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário