quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Vitória promove nova contação de estória e leva Biblioteca Itinerante à praça da Conquista


Ana Fragassi.
Exercitar o “saber escutar” e guardar para sempre na memória de nossas vidas a estória contada. Com esse objetivo, a Biblioteca Horizontina Conceição, do Colégio Vitória, em Ilhéus, realiza até esta sexta-feira (13), a contação da estória de Frank Asch, "Feliz Aniversário, Lua”, para os alunos da Educação Infantil, Fundamental I e 5ª Série do Fundamental II. “A ideia central é mostrar a importância da relação de ternura, carinho e afeto que podemos desenvolver entre nós e a natureza”, resume a professora Ana Lucia Mendonça Fragassi, uma das integrantes do projeto. Além disso, com mais esta ação, o Colégio dá sequência à sua campanha permanente de estímulo à leitura e de doação e conservação de livros. 
A contação de estórias – na opinião da pedagoga - funciona também como uma boa conselheira, “porque através dos ensinamentos que ela traz passamos a elaborar sentidos positivos da vida”. Por isso a escolha da obra de Frank Asch para esta nova etapa. As estórias, segundo a pedagoga, estimulam o aprendizado através da simplicidade divertida, lúdica e encantadora. “Ler ainda é um rico caminho a seguir em busca de cada vez mais conhecimento”, resume.
Mas para a direção e professores do Vitória, este estímulo não pode ficar restrito ao seu próprio alunado. O colégio estimula a difusão pelo interesse do livro fazendo com que esta “sede de conhecimento” chegue a todos os cantos da cidade.
Biblioteca Itinerante
Na próxima segunda (16), por exemplo, alunos da instituição de ensino vão levar a Biblioteca Itinerante até a praça da Conquista, próximo à Igreja Santa Rita de Cássia. O evento acontecerá das 9 às 11h30. Além de disponibilizar o acervo, estórias serão contadas para crianças da comunidade. O livro ao qual o novo leitor se sentir atraído poderá ainda ser levado para casa e devolvido dias depois. “É um projeto onde compartilhamos leitura, conhecimento e amor pelo livro”, afirma a professora Ângela Márcia Damasceno, mestre em Literatura e coordenadora do projeto. Ela lembra que parte significativa do acervo levado às praças públicas foi obtida através de campanhas de doação feitas pelos próprios alunos do Vitória. Um show do cantor Alex Costa encerra o evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário