segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Prefeito de Ilhéus pontua ações de reconstrução do município



Construção de creches e do novo Hospital Regional, captação de recursos para ações em pontos críticos, regularização de serviços básicos, como tapa buracos, iluminação, merenda e transporte escolar são ações que o município busca para superar a crise financeira instaurada nos anos anteriores.
Apesar da crise econômica encontrada no município e das dificuldades administrativas geradas pela greve do funcionalismo público municipal, o prefeito Jabes Ribeiro renovou esta semana sua crença em dias melhores para a cidade, pontuado aspectos e ações que asseguram a recuperação do município. Em entrevista concedida na quarta-feira (4) ao radialista Erivaldo Vilanova, no Programa “O Tabuleiro”, na Rádio Conquista FM, o prefeito demonstrou otimismo e confiança: “Mesmo com todos os problemas, Ilhéus vencerá essa batalha. Não tenho nenhuma dúvida disso”.
Jabes Ribeiro lembrou que a primeira parcela dos recursos que serão liberados pelo governo Federal para atendimento emergencial aos municípios, vai ser usada para a realização de obras e serviços essenciais nas partes mais críticas dos morros da cidade, além da recuperação de vias urbanas, melhoria de estradas vicinais e requalificação de praças. Serão utilizados recursos da ordem de R$ 1.474.448,74 para essas ações, previstas para ser iniciadas ainda nos próximos dias, tão logo as verbas sejam colocadas a disposição de Ilhéus. Outra parcela com o mesmo valor está prevista para ser liberada em abril de 2014.
Segundo o prefeito, estes serviços que serão realizados nos morros de Ilhéus independem da retomada do Projeto Viva o Morro, planejada para 2014, com aplicação de verba de R$ 25 milhões, repassada pelo Ministério das Cidades. O Viva o Morro foi um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Ilhéus, durante as gestões anteriores do Prefeito, responsável por uma série de obras de urbanização nos altos da cidade, entre as quais, a contenção de encostas, construção de acessos e escadarias drenantes, pavimentação, iluminação, entre outros.
Outras intervenções importantes para a cidade, pontuadas durante a entrevista, foi o projeto de reforma do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), a recuperação da Biblioteca Pública Adonias Filho, construção e reforma de postos de saúde e a construção de creches. “Com verba do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, vamos trabalhar a construção de quatro creches, previstas para os bairros do Salobrinho, Banco da Vitória, Avenida Esperança e Nossa Senhora da Vitória”, garantiu.
Durante a entrevista, Jabes Ribeiro listou alguns serviços que já estão melhorando o dia-a-dia da cidade e, consequentemente, a qualidade de vida da população: “a Operação Tapa-Buracos e a requalificação do sistema de iluminação pública já começam a dar uma melhor fisionomia às nossas ruas e avenidas. Além disso, já regularizamos o transporte escolar e o fornecimento da merenda, beneficiando milhares de estudantes”.
Hospital Regional – Por fim, o prefeito lembrou que já foi definida, no Banco da Vitória, a área que abrigará o novo Hospital Regional de Ilhéus, reiterando, também, sua confiança na construção da nova ponte Centro/Zona Sul, cujas ações preliminares já se encontram em andamento.“Além de tudo isso, não podemos esquecer do complexo intermodal, projeto que inclui porto, aeroporto e ferrovia e que, sem dúvida alguma, iniciará um novo ciclo de desenvolvimento no município e em todo o Sul do Estado”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário