quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Neste domingo o Instituto Nossa Senhora da Piedade comemora 97 anos


O Instituto Nossa Senhora da Piedade, em Ilhéus, escola da Rede Ursulina de Educação, comemora 97 anos no próximo domingo (15). Como tema "Jubileu da Diocese de Ilhéus: 100 anos de história à luz da fé no Deus Uno e Trino" a programação tem inicio nesta quinta-feira(12), às 19 horas, com a reflexão sobre " A fé autêntica torna-nos sinais vivos de esperança no ressuscitado"
Para sexta-feira (13), às 19 horas, será abordado o tema "Pela fé, Maria acolheu e gerou a palavra de Deus" e sábado (14), no mesmo horário, "Creio na vida eterna, porta aberta do céu pela morte e ressurreição de Cristo". Domingo (15), a missa solene será celebra as 9 horas, na capela Nossa Senhora da Piedade. Durante toda semana estão sendo realizadas diversas atividades relacionadas aniversário da escola alunos das series infantil, fundamental e médio.
O bispo diocesano Dom Mauro Montagnoli, lembra que o Colégio, a exemplo da Diocese que comemora cem anos no próximo mês, também se prepara para o seu centenário. Ele destaca a vocação e a dedicação das religiosas Ursulinas, dos professores e funcionários da escola, que procuram seguir o legado de Santa Ângela.
De acordo com a diretora geral para o Instituto Nossa Senhora da Piedade, a religiosa ursulina Georgina Costa, a programação do centenário da escola está sendo elaborada com a participação de ex-alunos, amigos, religiosos e da sociedade em geral. 

Maiores notas 
No ano passado, o ranking com as maiores notas do Enem, divulgadas pelo MEC, revelou o Instituto Nossa Senhora da Piedade em primeiro lugar entre as escolas de Ilhéus e Itabuna. Além de ter obtido a maior nota, a Piedade foi o colégio de Ilhéus com maior taxa de participação dos alunos no Enem. Para a Professora Denise Kruschewsky, coordenadora Pedagógica "isso é fruto de um trabalho de toda a equipe começando pelo educação infantil até o ensino médio que estimula os alunos. Mesmo antes do ano letivo terminar e o terceiro ano da Piedade já conta com alunos aprovados em diversas faculdades, tanto pelo vestibular como pelo Enem".

História
O Instituto Nossa Senhora da Piedade foi fundado em 1916 pela Madre Maria Thaís do Sagrado Coração Paillart, então provincial da Ordem de Santa Úrsula, no Brasil. A solicitação foi feita pelo Bispo da época, Dom Manuel de Paiva.
Madre Thaís contou com a apoio das religiosas madre Maria José, Madre Elisa da Cruz, Madre Maria de Gonzaga e as irmãs Maria dos Anjos e Maria da Assunção, dos conventos Nossa Senhora das Mercês e Nossa Senhora da Soledade, respectivamente.Até aquela data, apesar do desenvolvimento experimentado por Ilhéus, as jovens da cidade eram enviadas aos colégios do Rio de Janeiro e Salvador. Madre Thaís faleceu em maio de 1955.

Nenhum comentário:

Postar um comentário