sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Ilhéus intensifica combate à poluição sonora

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema), a Delegacia de Polícia Ambiental (DPA) e a Companhia Independente da Polícia Ambiental (CIPA) estão atuando em conjunto para garantir o respeito ao volume máximo de som permitido por lei, especialmente dos bares e automóveis. 
A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema) de Ilhéus, por meio do Setor de Fiscalização Ambiental, vem atuando periodicamente em operações de combate às diversas formas de poluição sonora. Realizado em vários pontos da cidade, o trabalho conta com a participação de outros órgãos públicos do município, como a Delegacia de Polícia Ambiental (DPA) e a Companhia Independente da Polícia Ambiental (CIPA).
O chefe da Fiscalização Ambiental da Prefeitura de Ilhéus, Paulo Fonseca, informa que as operações de combate à poluição são realizadas emdiversos pontos da cidade.“Não podemos permitir que o excesso de algumas pessoas tire a paz e a tranquilidade dos ilheenses e dos nossos visitantes”, enfatiza. Paulo Fonseca informa que a legislação em vigor estabelece o limite de 40 decibéis para trechos localizados nas proximidades de hospitais, 45 para residências, 50 para áreas centrais, 50 para bares e 70 para áreas abertas.
No último sábado, dia 21, de semana uma grande operação ambiental foi realizada na cidade para coibir eventuais abusos. Nesta ação, que se estendeu até a madrugada, não houve o registro de apreensões. Mas, de acordo com o chefe da Fiscalização Ambiental, Paulo Fonseca, além dos bares, os sons automotivos seguem sendo os causadores das principais ocorrências. “Para aqueles que ultrapassam os limites razoáveis, não temos outras alternativas que não sejam a notificação e, nos casos mais graves, a apreensão do aparelho”, diz, salientando, também, a promoção de trabalhos educativos.
Apreensão - Ainda segundo informações de Paulo Fonseca, no domingo, dia 22,por volta das 23 horas, investigadores da Delegacia de Proteção Ambiental (DPA) fizeram a apreensão de um sistema de som avaliado em dez mil reais. O equipamento estava instalado em um carro modelo S10. A ação foi coordenada pelo Delegado de Polícia Ambiental, Eduardo Barcelos. No momento da abordagem, o volume do som apreendido encontrava-se na marca dos 110 decibéis. O condutor do veículo foi levado até a DPA para o registro da ocorrência e a aparelhagem já está à disposição da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário