sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Oficina de Escrita Criativa aperfeiçoa arte da contação de histórias

“Além de aprender novas técnicas, construímos um novo sentir que vai nos ajudar na transmissão de histórias aos nossos alunos”, destacou a educadora do Colégio Vitória, em Ilhéus, Ana Lúcia Mendonça Fragassi. Ao lado de agentes culturais, professores e estudantes universitários, ela participou da oficina de Escrita Criativa, dirigida pelo dramaturgo e diretor Sérgio Maggio; da oficina de Contação de Histórias, com a arte-educadora Rose Costa; e de Leitura Dramática, com o arte-educador e diretor Jonas Abreu.
Realizadas na terça-feira (13), na Fundação Cultural de Ilhéus, as atividades integram a Caravana Canto das Letras, projeto do coletivo Criaturas Alaranjadas Cia de Teatro, do Distrito Federal, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). O resultado das oficinas será mostrado ao público em um sarau na sexta-feira (16) e no espetáculo Canto das Letras, no sábado (17), ambos realizados a partir das 20h, no Espaço Cultural Casa Aberta, no Outeiro de São Sebastião, com entrada gratuita. 
Experiente na arte da contação de histórias, Ana Fragassi desenvolve projetos no espaço da Biblioteca Horizontina Conceição, na sede do Colégio Vitória, para alunos do Infantil e Fundamental. Em um de seus principais trabalhos, ela assinou o roteiro e dirige o Teatro de Fantoches do projeto ‘Brincando com os contos de fadas também se aprende’, um trabalho que fala sobre amizade e dedicação aos estudos. As personagens Margarida e Martinha são fantoches que tiveram figurino e acessórios customizados pela professora, especialmente para o teatrinho educativo.
Biblioteca Itinerante
A arte da contação de histórias também faz parte de outro projeto do Colégio Vitória: a Biblioteca Itinerante, ação comemorativa ao centenário de nascimento do poeta Vinícius de Moraes. A agenda de atividades inclui apresentações, em Ilhéus, no próximo sábado (17), na praça do Alto da Conquista, e no dia 31 de agosto, na praça São João Batista, no Pontal, de 9h às 11h30.
“A nossa biblioteca levará obras de diversos escritores para que a população possa conhecer mais a nossa literatura, além de ações de incentivo à leitura como acontação de histórias, e produção de arte, pós degustação de obras literárias, para expressar emoções que a leitura desperta. Além disso, teremos assessoria sobre mediação de leitura para diretores, coordenadores e professores”, explica a coordenadora do projeto, a pesquisadora e professora, mestre em Literatura, Ângela Márcia Damasceno. Informações pelo telefone 73 3231-3196.

Nenhum comentário:

Postar um comentário