sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Ilhéus recebe Congresso Brasileiro do Trauma a partir de quarta-feira

Exiba Congresso Liga do Trauma.jpg na apresentação de slides
Terá início nesta quarta-feira (14) o Congresso Brasileiro de Ligas do Trauma (COLT), evento técnico científico que será sediado em Ilhéus, no Hotel Praia do Sol. Durante quatro dias, estudantes e profissionais da área de saúde estarão reunidos para discutir e apresentar trabalhos em torno do Trauma. Presidido pelo Coordenador da Liga Acadêmica de Trauma e Emergências da Universidade Estadual de Santa Cruz (LATE-UESC), Irany Santana Salomão, e pelo presidente do Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT), Diêgo Moreira Arruda, o Congresso contará com a participação de quatro palestrantes internacionais, 20 nacionais e 30 convidados locais.
Segundo o médico e coordenador do evento, Irany Salomão, o trauma constitui-se atualmente no principal responsável por óbitos na população adolescente e adulto jovem. “Ainda entre os fatores determinantes para discutirmos o tema, o trauma atinge um segmento economicamente ativo, e exigindo grande aporte de recursos financeiros que poderiam ser destinados para outros setores da saúde”, declarou Dr. Salomão.

Entre os palestrantes que já confirmaram presença, o professor e chefe do Serviço de Trauma da Universidade de Califórnia de San Diego (EUA), Raul Coimbra; o chefe do serviço de Trauma da Universidade de Toronto (Canadá), professor Sandro Rizoli; o professor da Unicamp-SP, recém-eleito presidente da SBAIT, Gustavo Fraga; o professor do Hospital João XXIII em Belo Horizonte, presidente da SBAIT até o ano passado, Sizenando Starling; além do professor da USP-SP, referência nacional em trauma no país, Dario Birolini.
“Ainda temos outros 18 palestrantes de todas as regiões do país, todos coordenadores de Ligas do Trauma nas principais universidades brasileiras. Este Congresso já está sendo considerado um evento sem precedentes na área, o que é muito positivo para a nossa região”, declarou Salomão. Também se constituem como público-alvo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas ou os que atuam no atendimento as vítimas de trauma e emergências, em especial SAMU, corpo de bombeiros etc. A carga-horária total do evento é de 30 horas.
O coordenador do evento aproveitou para agradecer o apoio recebido ao evento de outras ligas do trauma do Estado, com destaque para a Liga do Trauma da Escola Bahiana de Medicina, Liga Acadêmica do Trauma e Emergências Médicas da Universidade Federal da Bahia, Liga do Trauma da Faculdade de Tecnologia e Ciências. Ainda trabalham diretamente para a realização do evento oCoBraLT e a Sociedade Brasileira de Atendimento Integral ao Politraumatizado (SBAIT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário