terça-feira, 30 de julho de 2013

UESC realiza audiência pública sobre intolerância religiosa e igualdade racial

A Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC realiza uma audiência pública sobre intolerância religiosa e igualdade racial, no dia 8 de agosto, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h. O evento promovido pelo Programa Laikos, coordenado pela professora Saskya Miranda Lopes, do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade, será realizado no Auditório Paulo Souto, no campus da UESC, no bairro Salobrinho, no Km 16 da Rodovia Jorge Amado.
Essa será a primeira audiência pública sobre intolerância religiosa e igualdade racial no Sul da Bahia promovida pelo programa de extensão do Cursos de Direito da UESC. Além do Programa Laikos, o evento tem a participação do Comitê Permanente e Independente Contra a Violência de Estado (Salvador), da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (Sepromi) e do Núcleo de Estudos Afro-baianos Regionais (Kàwé). 
Segundo a professora Saskya Lopes," a iniciativa se justifica diante dos casos reiterados de violação do direito constitucional de liberdade religiosa e de culto e de igualdade racial nesta região." Neste sentido, convida estudantes, professores e representantes de organizações da sociedade civil das cidades da área de abrangência da UESC interessadas em debater, expor e requerer soluções para os casos de intolerância religiosa e/ou violência racial sofrida ou de seu conhecimento.
- "Entre os diversos casos de violação ao direito de culto, de liberdade religiosa, de violência racial e institucionais nesta região, são citados aqueles da ialorixá Bernadete Souza, em 2010, militante do movimento negro e coordenadora do assentamento Dom Helder Câmara e do babalorixá Fabrício Leal, em 2013, ambos em Ilhéus; e o assassinato do menor Jackson Antonio de Souza, 15 anos, filho de militante do movimento negro, membro da Casa do Boneco, em Itacaré, em 2013," lembra a coordenadora. 
Laikos
O Laikos é um programa de extensão do Curso de Direito da UESC, com objetivos de promover a construção de conhecimento sobre direitos a igualdade racial e liberdade religiosa com a formação de profissionais de diversas áreas: direito, educação, segurança pública e de entidades civis e religiosas para o enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa, com fundamento na laicidade do Estado e nos princípios constitucionais da liberdade e da igualdade.
Busca também difundir os conceitos de estado laico, liberdade religiosa e igualdade racial, bem como refletir sobre discursos e ações que reforçam a intolerância religiosa e o racismo dentro da sociedade. Promover o respeito interreligioso e interracial, organizar, de forma acessível, informações e meios de enfrentamento ao racismo e a intolerância religiosa, são também metas do Laikos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário