quarta-feira, 3 de julho de 2013

Reunião com o Conselho de Reitores marca o encerramento da Missão da Abruem a Coréia do Sul

Para o vice-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Evandro Sena Freire, os resultados da Missão Internacional à Coréia do Sul da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) foi bem sucedida e trará às instituições participantes bons resultados. "Todas Universidades Coreanas Visitadas têm grande interesse em receber estudantes brasileiros que participem do programa Ciência Sem Fronteira. Nossos estudantes precisam estar preparados", ponderou. 
As últimas atividades da Missão, na Coréia do Sul foram visita à Universidade de Chung-Ang (CAU) e uma reunião com o Conselho de Reitores da Coréia do Sul (KCUE). O grupo brasileiro foi recepcionado pelo presidente do Conselho e reitor da Chonbuk National University, Suh Geosuk.
Neste encontro, conforme o vice-reitor da UESC, Evandro Freire, foi destacado o interesse das universidades coreanas como das universidades brasileiras filiadas à Abruem em aumentar o intercâmbio acadêmico, permitindo que mais alunos brasileiros possam estudar nas universidades coreanas, como também alunos das universidades coreanas possam vir ao Brasil. “Ficou definido que será assinado um Termo de Cooperação entre a Abruem e o KCUE, com o objetivo de ampliar o intercâmbio entre alunos e professores”, destacou.
De acordo com o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG-PR) e presidente da Abruem, João Carlos Gomes, "todos os reitores, tanto brasileiros, quanto sul-coreanos, presentes na reunião apresentaram as áreas de interesse de intercâmbio de suas universidades. De início, está definida, pelas duas entidades, a oferta de um curso de língua portuguesa para alunos coreanos no Brasil e outro curso de língua coreana para brasileiros que pretendam estudar na Coréia. Os cursos terão duração de no máximo dois meses, já que, na maioria das vezes, a questão da língua se apresenta como o principal impeditivo nesse processo de intercâmbio”, observou o presidente da Abruem.
A Coréia do Sul possui 232 universidades. Atualmente cerca de 280 alunos brasileiros estão estudando em 11 universidades coreanas. O objetivo da Comitiva da Abruem é divulgar o potencial acadêmico dessas universidades para que aumentem esse número de alunos brasileiros na Coréia do Sul através do Programa Ciência Sem Fronteira. O presidente do KCUE, reitor Suh Geosuk, destacou que o encontro entre reitores dos dois países foi muito importante e que com certeza trará grandes resultados para as universidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário