quarta-feira, 24 de julho de 2013

Pastoral da Criança comemora 30 anos de ação social pela redução da mortalidade infantil

As ações preventivas de saúde e nutrição das crianças pobres realizadas pelos voluntários da Pastoral da Criança contribuíram decisivamente para reduzir a mortalidade infantil no país nos últimos trinta anos. Em 2012, o Brasil atingiu antecipadamente uma das metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) no documento “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”. O número atual de óbitos no país é de 16 a cada mil nascimentos, inferior à meta de 17,9 óbitos por mil, imposta pela ONU e que deveria ser atingida até 2015. 
Em 1983, quando a Pastoral da Criança iniciou suas ações morriam no país cerca de 80 crianças por mil nascidas vivas. A metodologia desenvolvida pela médica pediatra e sanitarista, Dra. Zilda Arns Neumann, no projeto-piloto em Florestópolis (PR) foi replicada ao longo destes 30 anos por todo o país e já beneficia mais 21 países da América Latina, África e Ásia.
Hoje, 202 mil voluntários acompanham 1,3 milhão de crianças menores de seis anos, 70 mil gestantes e um milhão de famílias em 35,6 mil comunidades de todos os estados do Brasil. A taxa de mortalidade infantil nas comunidades acompanhadas é 8,8 óbitos por mil nascidos vivos, menor que a média nacional, segundo o IBGE (Censo de 2010), de 15,6 óbitos por mil nascidos vivos. Também o nível de desnutrição nas comunidades acompanhadas é mais baixo (1,6%) se comparado à média nacional que é de 2,8%.
Os novos desafios da Pastoral da Criança
Com a diminuição do índice de mortalidade infantil na maioria das cidades, e a desnutrição sob controle no país, a Pastoral da Criança volta-se agora para novos desafios. Com foco na promoção do desenvolvimento integral da criança, ganham destaque novos projetos como a vigilância nutricional para prevenir a obesidade infantil e os cuidados nos primeiros mil dias (gestação mais os dois primeiros anos) de vida da criança.
Esses projetos e outros temas integram o programa do congresso nacional que vai reunir em Aparecida (SP), de 28 de julho a 2 de agosto, cerca de 500 participantes entre coordenadores da Pastoral da Criança nos estados, setores e núcleos, além da equipe nacional, palestrantes e convidados. Também participam do evento 20 representantes da Pastoral da Criança de vários países, entre eles Filipinas, Angola, Guatemala, República Dominicana, Peru e Paraguai.
O projeto de vigilância nutricional já está sendo expandido para todo o país. Além de pesar, os voluntários vão medir a altura das crianças. Com a idade, peso e altura será obtido o Índice de Massa Corporal (IMC) adequado para cada criança. “O importante é que com esse diagnóstico dado pelo programa, o líder voluntário pode orientar melhor a mãe sobre a alimentação saudável, as atividades físicas e como auxiliar seu filho”, diz o médico epidemiologista Nelson Arns Neumann, coordenador nacional-adjunto da Pastoral da Criança. 
A Pastoral da Criança está reforçando suas ações sobre os cuidados nos primeiros mil dias (fase da gestação e mais os dois anos de vida da criança). O trabalho considera os avanços na área da prevenção trazidos pelas pesquisas do epidemiologista britânico David Barker. De acordo com o estudo, a obesidade, diabetes, hipertensão arterial e problemas cardíacos - doenças crônicas da população adulta - podem ser prevenidas nos primeiros mil dias da criança.
As consultas de pré-natal e os exames necessários, o controle da pressão arterial, a boa nutrição, a abstenção do fumo e de bebidas alcoólicas não são apenas importantes para o parto e o nascimento de um bebê com saúde. São fundamentais para o desenvolvimento da criança e podem determinar uma vida adulta mais saudável. Apesar da conscientização sobre os males do fumo na gravidez, o número de mulheres fumantes aumentou, especialmente nas camadas mais pobres. O cigarro é um dos elementos que fazem a criança perder peso durante a gestação. “Outra conclusão do estudo mostra que crianças com baixo peso ao nascer (abaixo de 2,5 kg) estão mais vulneráveis às doenças coronarianas”, diz Neumann.
As mudanças econômicas e sociais do país, como também o avanço das novas tecnologias são outras questões para reflexão no encontro de Aparecida. “As mudanças cada vez mais aceleradas afetam tanto as ações da Pastoral da Criança, como as famílias que acompanhamos”, observa Clóvis Boufleur, gestor de relações institucionais da entidade e representante da CNBB (Conselho Nacional dos Bispos do Brasil) no Conselho Nacional de Saúde. “Vamos debater como agregar as novas tecnologias ao processo de informação e comunicação para dar mais agilidade às ações da Pastoral da Criança”, conclui Boufleur.
Congresso Nacional da Pastoral da Criança - 30 anos 
Programa (resumo)
Local: Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida – Aparecida (SP) 
Data: 28 de julho a 02 de agosto de 2013 
Domingo – 28 de julho 
13:45 - Abertura do Congresso Nacional da Pastoral da Criança 
Apresentação do tema central do congresso: “Criança como prioridade absoluta”, Nelson Arns Neumann, coordenador nacional adjunto e coordenador da Pastoral da Criança internacional 
Segunda-feira – 29 de julho 
07:45 e 13:45 - Plenária: Políticas Públicas e pontos de atenção na Pastoral da Criança (Clóvis Boufleur – gestor de relações institucionais da Pastoral da Criança) 
19:30 - Solenidade de celebração dos 30 anos da Pastoral da Criança. Presença de representantes da CNBB e autoridades 
Terça-feira - 30 de julho 
07:45 e 13:45 - Plenária: Oficina 50 anos Concílio Vaticano II (dom Angélico Sândalo Bernardino – bispo emérito de Blumenau/SC) 
Quarta-feira – 31 de julho 
07:45 e 13:45 - Plenária: Paróquia como rede de comunidades (pe. Décio José Walker – assessor da Comissão Episcopal Pastoral de Animação Bíblico-Catequética ) 
Quinta-feira – 01 de agosto 
07:45 e 13:45 - Plenária: “Caminhada da Igreja - Criança como prioridade absoluta e Centralidade da Criança: Pastoral da Criança rumos da Igreja” (dom Aldo Di Cillo Pagotto – Pres. Conselho Diretor da Pastoral da Criança e Maria das Graças Silva - Rep. CNBB no projeto Centralidad de la Ninẽz/CELAM ) 
Sexta-feira – 02 de agosto 
10:00 - Encerramento do Congresso Nacional da Pastoral da Criança 
Oficinas de formação contínua 
De segunda-feira a quinta-feira, às 10horas e 16horas 
Assuntos 
1- Vigilância nutricional – prevenção da obesidade 
2- Estágio de evolução das comunidades 
3- Capacitação, formação contínua 
4- Como os cuidados nos primeiros mil dias contribuem com nossa saúde 
5- Geoprocessamento 
6- Motivação e resgate da história da Pastoral da Criança 
7- Brinquedos e brincadeiras – o brincador na Pastoral da Criança 
8- Gestão financeira 

Informações: 
Assessoria de Comunicação 
Coordenação Nacional da Pastoral da Criança 
comunic@pastoraldacrianca.org.br - (41) 2105 0229 
Shirley Galuppo – Cel (41) 9142 9070 
Roberta Ferreira – Cel (41) 99997096 

Serviço:
Congresso Nacional da Pastoral da Criança – 30 Anos
Data: 28 de julho a 2 de agosto de 2013
Local: Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida
Abertura: 28 de julho, 14 horas
Celebração dos 30 Anos: 29 de julho, 19 horas
Telefone: (41) 2105 0250/0229
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário