quarta-feira, 3 de julho de 2013

Jane Hilda Badaró e Conceição Portela expõem no Festival Internacional de Chocolate

Jane Hilda Badaró (Ilhéus) e Conceição Portela (Itabuna) integram o grupo de artistas visuais que participam do V Festival Internacional de Chocolate e Cacau, realizado de 3 a 7 de julho, no Centro de Convenções de Ilhéus. Ambas expõem no “Chocolarte”- espaço destinado aos artistas que retratam os tesouros da terra, o cacau e o chocolate, uma galeria de arte com fotografias, pinturas em tela e esculturas de chocolate inspiradas nas obras de Jorge Amado. O local está cheio de atrações, dentre elas, também uma série de fotos do ilheense José Nazal Pacheco Soub. O V Festival Internacional de Chocolate e Cacau promete levar seus visitantes para uma deliciosa viagem na terra de Jorge Amado, descobrir os encantos das fazendas de cacau, curtir shows musicais de grandes artistas, participar de atividades culturais, palestras e cursos sensacionais. 
Na oportunidade Jane Hilda apresenta um conjunto de telas cuja temática é “Baianidades”. Retrata a colheita-dos-frutos de ouro com enfoque à pujança e à prosperidade, as baianas de acarajé, a diversidade étnica, social e religiosa com orixás, igrejas, casarios. Mostra também algumas Dos trabalhos que produziu em 2012- época das comemorações do centenário de Jorge Amado- com retrato do Casal Amado Jorge e Zélia, de Nacib e Gabriela, dos coronéis e jagunços narrados no livro “Terras-do-sem-Fim”, dentre outras. A artista ilheense- que tem participado de diversas e significativas exposições nacionais e internacionais- usa cores fortes e vibrantes. Seu trabalho transporta os apreciadores a um mundo de inspiração e fantasia. Alguns trabalhos de Jane estão expostos também na Galeria Eclettica, em Spoletto, na Itália, desde 15 de junho até 15 de julho, nesta época em que está acontecendo por lá o tradicional Festival dos Dois Mundos. 
Conceição Portela nasceu em Itajuípe, e, com 10 anos de idade mudou-se para Itabuna. Formou-se no curso de Magistério no Colégio Ação Fraternal de Itabuna. Morou em Recife durante dez anos, onde fez vários cursos de artes, dentre eles, o de cerâmica. Em Recife fez as primeiras exposições, na Casa da Cultura de Recife, e, na FECIM, locais frequentados por turistas estrangeiros, que levaram trabalhos seus além mar. Há tempos voltou para terras grapiúnas. Nesta mostra apresenta telas com a temática “cacau”. No seu currículo há várias coletivas e individuais, salões de arte, e uma exposição fotográfica sobre o RIO CACHOEIRA. “Meu compromisso, em relação com a arte, é o prazer visual e emocional, sem me preocupar com aspectos críticos, teóricos ou de mercado”,diz Conceição. Vale a pena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário