segunda-feira, 29 de julho de 2013

Governo investe 1,5 milhão na área de saúde em Itabuna

O atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) na região sul da Bahia foi reforçado com a reinauguração da emergência do Hospital de Base de Itabuna e a inauguração de seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital São José, em Ilhéus, no último fim de semana. O Hospital de Ilhéus também inaugurou uma UTI com dez leitos. Segundo o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, que esteve nos dois municípios, a idéia é que esses dez leitos também sejam incluídos na rede SUS.
Em Itabuna, o Governo do Estado investiu cerca de R$1,5 milhão na área de Saúde. Os recursos foram aplicados na aquisição de mobiliário e equipamentos para unidades básicas e também para o Hospital de Base, que teve a emergência reinaugurada sábado (27), completamente recuperada para voltar a receber os pacientes que estavam sendo atendidos em um local provisório.
Ao todo foram 531 equipamentos, dentre eles, aparelhos de raio-x odontológicos, cadeiras odontológicas, camas hospitalares, aparelhos de anestesia e ventiladores pulmonares. “O Hospital de Base é uma unidade de referência, o mais importante da região Sul da Bahia, e por isso estamos trabalhando em parceria com o município na recuperação deste importante serviço de saúde”, declarou o secretário Jorge Solla.
O Hospital de Base atende cerca de 350 pessoas por dia, sendo referência em média e alta complexidade para pacientes de 122 municípios. A unidade tem 168 leitos. O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, reforçou a importância do trabalho em parceria das gestões estadual e municipal para o reforço no avanço da área de saúde.
Mutirão de SaúdeComo parte das comemorações dos 103 anos de Itabuna, ainda no sábado (27) aconteceu um mutirão de Saúde na Câmara de Vereadores. “Aproveitei o mutirão para aferir a pressão, fazer alguns exames, ter orientação sobre alimentação e saber como posso eliminar focos do mosquito causador da dengue”, disse Maria Lima Nunes.
No mutirão foram disponibilizados atendimentos odontológicos na carreta da organização não-governamental Voluntários do Sertão, teste de glicemia Consultas e avaliação oftalmológica com acuidade visual, rastreamento de glaucoma, além de orientações sobre DSTs e doação de órgãos.
Novos leitos de UTI reforçam rede de saúde em Ilhéus
Duas unidades de Terapia Intensiva (UTI), uma no Hospital São José, da Santa Casa de Misericórdia, com dez leitos, e outra no Hospital de Ilhéus, com oito, foram inauguradas sexta-feira (26), em Ilhéus. Dos leitos abertos, seis do Hospital São José já estão contratualizados para atendimento através do SUS e a ideia é que esse número aumente, incluindo também leitos no Hospital de Ilhéus.
Antes da abertura das unidades, a população de Ilhéus contava com leitos de UTI disponíveis apenas no Hospital Geral Luiz Viana Filho, da rede pública estadual. Com os novos serviços em funcionamento, mais 18 leitos estarão à disposição dos pacientes.
Jorge Solla visitou as duas unidades e destacou que todos os leitos serão importantes para a rede SUS. “A ausência de leitos privados de UTI em Ilhéus faz com que pacientes com plano de saúde ocupem os do Hospital Luiz Viana Filho. Então, mesmo os leitos que estarão voltados para os planos de saúde reforçarão a rede, pois precisaremos utilizar menos os SUS para pacientes que tem acesso a planos privados”, afirmou Solla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário