segunda-feira, 10 de junho de 2013

Professor da UESC apresenta trabalho na 12 ª Conferência Internacional sobre a Biogeoquímica de Elementos Traços - ICOBTE

O professor Dr. Pedro Antonio Oliveira Mangabeira, da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz , vai apresentar o trabalho cientifico "Effects of Lead in the Anatomy, Leaf Mesophyll Cel Ultrastructure and Concentration of Mineral Nutrients in Oxycaryum cubense (POEP. & KUNTH PALA)" (Efeitos do chumbo na anatomia foliar e ultraestrutura celular e concentração de nutrientes minerais em Oxycaryum cubense) durante a 12th International Conference on the Biogeochemistry of Trace Elements -ICOBTE 2013 (12 ª Conferência Internacional sobre a Biogeoquímica de Elementos-traço- ICOBTE). 
A Conferência ICOBTE é bienal e será realizada no período de 16 a 20 de junho, na Universidade de Georgia, em Athens, Georgia, Estados Unidos da América. Vai reunir estudantes, profissionais e industriais de cerca de 50 países com aproximadamente 400 inscritos. Vai abordar a origem, o destino, os efeitos e os caminhos de oligoelementos e metalóides no meio ambiente, com ênfase na sua biogeoquímica. 
O trabalho, que contou com o apoio da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação, é fruto de pesquisas no Programa de Pós-graduação em Sistemas Aquáticos Tropicais, dissertação da aluna Laize Queiroz, sob a orientação do Dr. Pedro Mangabeira, realizado no Centro de Microscopia Eletrônica da UESC com a utilização do Microscópio Eletrônico de Transmissão Morgani - FEI - Company. O seu objetivo foi estudar o efeito do chumbo na anatomia da espécie Oxycaryum cubense, com possível utilização em programas de fitorremediação de áreas contaminadas por metais tóxicos. 
O tema da 12ª- ICOBTE é "Remediação sustentável e gestão dos sítios contaminados" e vai envolver temas como biodisponibilidade, toxicidade, vias da cadeia alimentar, avaliação de risco, interação da rizosfera contaminante, especiação química, qualidade e segurança alimentar, radionuclídeos e química ambiental e metodologia de nano-partículas. Especialistas de renome internacional vão identificar e organizar um número limitado de simpósios especiais ao longo desses temas de fronteira.
A conferência tem o apoio da Sociedade Internacional de Oligoelementos Biogeoquímica ( http://www.isteb.com ) com suporte adicional do Gabinete do Vice-Presidente da UGA de Pesquisa, da Faculdade de Ciências Agrárias e Ambientais da UGA, a Solo Science Society of America (ASSS), as Associações de Metais Environmental Research (Mera), a United States Army Corps of Engineers, CRC-Care, Perkin Elmer e outros.
ICOBTE breve história
O ICOBTE (Conferência Internacional sobre a Biogeoquímica de Elementos-traço) é uma série de conferências sem fins lucrativos, fundada e organizada por cientistas e outros profissionais cujo principal interesse é a pesquisa em oligoelementos (metais e metalóides). Os organizadores e apoiadores são voluntários de organizações profissionais, academia, governo e outros. A primeira conferência foi realizada em 1990, em Orlando, Florida, e foi intitulada "Conferência Internacional sobre Metais em Solos, Águas, Plantas e Animais". 
A conferência não foi originalmente planejada para ser uma série, no entanto, devido ao grande interesse de vários segmentos da comunidade científica, a segunda foi organizada em Taipei, Taiwan, em 1993 e o nome foi formalizado como ICOBTE. Posteriormente, as reuniões que se seguiram foram realizadas a cada dois anos nas principais regiões do mundo.
Pedro Antonio Oliveira Mangabeira
Concluiu o Doutorado em Botânica pela universidade Paris Est Créteil Val de Marne, em 1999. Professor pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz, publicou 19 artigos em periódicos especializados e 50 trabalhos em anais de eventos. Possui quatro livros publicados. Atualmente coordena cinco projetos de pesquisa em nível nacional e internacional. Atua na área de botânica aplicada, com ênfase em anatomia vegetal e microanálise. Em suas atividades profissionais interagiu com 67 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Pesquisador associado do - Service Central d'Analyse - (SCA) - Centre Nationale de La Recherche Scientifique (CNRS) - França. Participa de cooperação internacional envolvendo o DEN/UFMG, o DCB/UESC e o SCA/ CNRS, para a implantação do Instituto Nacional de Análises Físico-Químicas (IPAF) na UESC. Dentro desse acordo foi firmado convênio para a criação do Laboratoire International Associe (LIA) na UESC. Exerceu a função de gerente de pesquisa (2000-2004), assessor de Relações Internacionais (2004-2005), Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (2007). Atualmente exerce o cargo de diretor do Centro de Microscopia e Microanálise da UESC e de coordenador do Programa de Pós-graduação em Botânica. Membro titular do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (CONCITEC). Ministra a disciplina Anatomia Vegetal na graduação e Poluição Ambiental e Estresse Ambiental no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Aquáticos Tropicais (STA) e Fitorremediação no Programa de Pós-Graduação em Botânica, sendo orientador de mestrado do CNPq e Fapesb. Consultor científico da Fapesp e Fundect. Desenvolve projetos na área de botânica aplicada com financiamento pela Fapesb e CNPq. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artistico-cultural são: anatomia vegetal, microscopia iônica (SIMS), fitorremediação, metais tóxicos, crômio, cadmio, chumbo, ecotoxicologia, métodos fisico-quimicos (ICP-MS, ICP-AOS) e Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET), Varredura (MEV) e Confocal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário