quinta-feira, 6 de junho de 2013

Prefeito de Itabuna: implantação da Ufesba é marco na história do município

O prefeito Claudevane Leite participou da solenidade da sanção da UFESBA - Foto Roberto Stuckert Filho-PR
“A implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia será um dos marcos mais importantes na história de Itabuna e região. Representa para o desenvolvimento do município importância similar, ou até maior, que a chegada da rodovia BR-101 e da Ceplac”. A análise foi feita pelo prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, que na tarde de quarta-feira, 5, participou da cerimônia de assinatura pela presidenta Dilma Roussef da lei que cria a UFESBA, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Projeção feita por especialistas aponta uma modificação significativa na renda, aumento entre 9% a 10% da população em dez anos e a consolidação de Itabuna, definitivamente, como pólo educacional e prestação de serviços. O prefeito de Itabuna prevê que os efeitos serão sentidos, positivamente, também no entorno do município, com benefícios sociais, culturais e econômicos para uma região que compreende cerca de 100 municípios.

Claudevane Leite disse que o projeto pedagógico da nova universidade, incluindo os colégios universitários chamou a sua atenção. “Temos certeza de que a chegada da universidade federal vai proporcionar a formação de uma nova geração de jovens, com melhores condições de crescimento pessoal e profissional, com impactos na sociedade e no desenvolvimento econômico regional,” assinalou.
Vane também destacou que a instalação da UFESBA é uma das mais importantes prioridades da atual administração municipal. "Determinei à Comissão Interna de Acompanhamento da Implantação que apresente as opções de terrenos mais viáveis no máximo até o fim deste mês. Para a nossa administração é muito importante que Itabuna mantenha o protagonismo nesse processo e a nossa parte será cumprida em tempo hábil.”
O governo municipal já colocou dois imóveis à disposição para o funcionamento provisório da reitoria da UFESBA. A decisão final sobre o local mais apropriado será da coordenação de implantação, que tem à frente o professor Naomar Almeida Filho, ex-reitor da UFBA, universidade tutora da UFESBA. O prédio público para funcionamento do Instituto de Humanidades será definido até o início do primeiro semestre, também em entendimento da Prefeitura de Itabuna com a comissão e a universidade tutora.
O campus definitivo deve ser construído em terreno que o município de Itabuna colocará à disposição da universidade. Com esse objetivo, a Prefeitura lançou um edital de chamamento com o fim de receber propostas de doação ou venda de áreas compatíveis – terreno plano, com acesso fácil e medindo 100 hectares, etc.
Uma comissão interna da Prefeitura, tendo à frente a secretária da Educação, professora Dinalva Melo, e o secretário de Planejamento, Wenceslau Júnior, está concluindo os estudos para a definição da melhor modalidade para a aquisição do terreno, incluindo a desapropriação. Existem duas opções consolidadas e a escolha da área ideal será da Universidade Federal do Sul da Bahia.
 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário