segunda-feira, 17 de junho de 2013

Lista Vermelha da Bahia: UESC e Secretaria estadual do Meio Ambiente assinam acordo de cooperação


Acordo de Cooperação Técnica (ACT) foi assinado entre o secretario estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e a reitora da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro. O objetivo contribuir para o intercâmbio de dados e informações, bem como para a formação de técnicos e gestores na área ambiental. 
Nesta primeira etapa, o acordo tem como foco a elaboração da Lista Estadual de Espécies Ameaçadas de Extinção e criação de um banco de dados para publicações, que prevê a disponibilização, online, de textos, artigos e teses da área ambiental. O site: (http://listavermelhabahia.org.br/) foi criado por um grupo de pesquisadores coordenados pela professora/Dra. Sofia Campiolo, do Departamento de Ciências Biológicas (DCB) da UESC e está no ar desde sexta-feira (14). 
“Esperamos, com este acordo, aprofundar a colaboração entre a Secretaria e a universidade, no sentido de promover a qualidade ambiental e de vida das pessoas na Bahia, seja através de pesquisas ou da formação de pessoas de alta qualificação, para atuação em áreas estratégicas, voltadas para o meio ambiente. Nossa expectativa é que este acordo auxilie a consolidação das atividades comuns entre as duas instituições”. declarou a reitora da UESC, Adélia Pinheiro.
O secretario Eugênio Spengler destacou a necessidade de se organizar as pesquisas ambientais realizadas no Estado e a importância da assinatura do acordo com a UESC. “Temos uma demanda muito grande com relação à pesquisa. Sei que muitas pesquisas já foram realizadas, mas estes dados não estão organizados a ponto de nos ajudar na tomada de decisão. Se conseguíssemos organizar um banco de dados que dialogasse com outras informações importantes, como dados de monitoramento da qualidade do ar, da água, com relatório da qualidade ambiental de outras empresas, poderíamos ter uma melhor capacidade de avaliar determinado tipo de atividade”. afirmou 
O acordo de cooperação com a UESC formaliza uma ação já em andamento, com perspectivas para a realização de novas atividades, sempre com foco na pesquisa e formação. 
Também participaram do encontro o superintendente de Estudos e Pesquisas Ambientais da Sema, Luiz Antonio Ferraro, a diretora de Estudos Avançados de Meio Ambiente, Kitty Tavares, o diretor de Pesquisas Ambientais, Marcelo Araujo, e o diretor-geral da Sema, Wellington Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário