quarta-feira, 26 de junho de 2013

Ilhéus voltou as ruas nesta quarta-feira


Ilhéus, Mucuri, Vitoria da Conquista e Barreiras fizeram manifestações nesta quarta-feira (26) 
Fotos de Clodoaldo Ribeiro
Em Ilhéus, no sul do estado da Bahia, centenas de pessoas voltaram as ruas para mais uma manifestação durante a tarde desta quarta-feira(26), pelas ruas do centro. A concentração começou  às 14h, mas a caminhada começou por volta das 16h. O encontro ocorreu nas praças Dom Eduardo (em frente a Catedral) e Pedro Matos (em frente ao Teatro Municipal), de onde partiram.  O grupo fechou parte da Avenida Tiradentes e a Praça Cairu e seguiu para a cabeceira da Ponte Lomanto Jr. A mobilização ocorreu de maneira pacífica e organizada, segundo a polícia.
"Além do transporte de qualidade, nós estamos pedindo a diminuição da tarifa do transporte público de Ilhéus", disse o produtor audiovisual Marcos Alcântara.
Em Mucuri, no extremo sul, o protesto foi durante a manhã. Por volta das 6h, manifestantes queimaram pneus na BR-101, na altura do distrito de Itabatã. A pista ficou bloqueada por cerca de uma hora, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo os manifestantes, o protesto foi contra o descaso do dinheiro público no país, pela melhoria do transporte de universitários das cidades vizinhas e pela emancipação política do distrito de Itabatã. O congestionamento chegou a 5 km, informou a PRF.
Em Barreiras, cerca de 600 pessoas protestaram durante a noite. A principal reivindicação dos manifestantes é pela melhoria do transporte público na cidade. Uma Organização Não Governamental (ONG) de Inclusão Social também participou do protesto e pediu maior acessibilidade para os deficientes físicos.
Em Vitória da Conquista, no sudoeste, um grupo com aproximadamente 50 pessoas fechou as duas vias de parte da BR-116, trecho que passa dentro da cidade. Os manifestantes levaram cartazes com pedidos de melhorias no transporte público na educação. Eles estavam divididos entre afiliados a partidos políticos e manifestantes que não queriam a presença de partidários.
PM da Bahia  não atende recomendação do MPF
A Secretaria da Segurança pública da Bahia (SSP) informou, em nota, na tarde desta quarta-feira, que a Polícia Militar do Estado não vai deixar de usar armas não-letais (spray de pimenta, balas de borrachas e gás lacrimogêneo) nas manifestações ocorridas em Salvador desde o dia 20 de junho.
Segundo a SSP, "os armamentos não-letais são necessários para coibir atos de violência durante manifestações populares". A Secretaria acrescentou que tais armas são utilizads pela PM com o intuito de "garantir a ordem pública, depois de esgotadas todas as tentativas de negociação, e apenas em situações de extrema necessidade".
Mais cedo, o Ministério Público Federal da Bahia (MPF-BA) divulgou que o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Leandro Bastos Nunes recomendou à SSP-BA a suspensão do uso de spray de pimenta, gás lacrimogêneo e balas de borracha, pela PM durante asmanifestações na capital baiana. Os protestos ocorrem em Salvador desde o dia 20 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário