sexta-feira, 14 de junho de 2013

Feira abre oportunidade de apresentar o que se produz no campo e de fechar bons negócios





 A artesã Ângela e seus produtos 
Em um dos estandes montados pela Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba), a artesã Ângela do Carmo Conceição, expõe seus produtos, comemora a visibilidade do trabalho e aposta nos bons negócios que o evento pode gerar. Bem ao lado, voluntários do Instituto Amanhecer, uma Organização Não-Governamental que atende crianças em condições de vulnerabilidade social, expõem o trabalho social quase silencioso que realizam durante todo o ano na comunidade carente do bairro Nelson Costa. Quem observa atentamente tudo isso é dona Marlene D´Ávila, uma moradora do Malhado, de 32 anos, que foi à 5ª edição da Feira da Agricultura Familiar de Ilhéus e Festa do Milho, assistir às apresentações culturais e conhecer de perto as novidades expostas no evento.
 A 5ª edição da Feira da Agricultura Familiar de Ilhéus e Festa do Milho é isso. Reúne em um só lugar negócio e diversão, ingredientes que mexem com a economia solidária local e que poderão ser encontrados na avenida Soares Lopes até o próximo domingo. Dona Ângela comemora. Uma vez por mês ela reúne amigas artesãs para vender a produção coletiva na praça principal do bairro Hernani Sá, onde moram. “Lá eu atendo apenas o público que mora no entorno. Aqui, no centro, além de fechar negócio, até com turistas, mostro os meus produtos para toda a cidade”, afirma. Este é o segundo ano que ela participa do evento. 
Há 10 anos ela começou a confeccionar costuras, bordados e peças de decoração recicladas. Aos poucos foi conseguindo empréstimos para tocar o negócio. Hoje, ela produz cerca de 150 peças por mês entre porta retratos, potes e toalhas. Um vaso para acondicionar pimenta é o produto preferido do mercado de Porto Seguro, por exemplo. “Só pra lá produzo todo mês cerca de 150 peças encomendadas, algumas, inclusive, personalizadas com o nome do dono”, explica dona Ângela. Oportunidade muito além do contato real com seus clientes. Dona Ângela criou um blog (www.biscuitnotadez.blogspot.com) e já fatura com compras virtuais. “O cliente vê, quer, deposita e eu mando. Já estou vendendo até para Alemanha e Argentina”, comemora.
Solidariedade - Nutricionista por formação e voluntária do Instituto Amanhecer, Shirley Gley, se orgulha dos produtos expostos na feira. Parte deles é produzida por crianças e adolescentes, com idade entre 5 e 14 anos, moradores do bairro Nelson Costa, zona sul da cidade. Jovens que vivem em condições de vulnerabilidade social, beneficiados por um trabalho de prevenção desenvolvido pela ONG, com recursos próprios e ajuda de bem poucos. São 30 famílias integradas ao projeto e cerca de 40 crianças beneficiadas. Os trabalhos manuais que estão sendo vendidos na feira ajudam na manutenção do projeto. A própria ajuda social, com distribuição de leite longa vida para as famílias envolvidas, serve como matéria prima para a arte. As caixas vazias são transformadas em objetos de escritório e embalagens para presentes, que estão à venda na feira. 
O produtor rural Walter Borges, é um misto de artesão, fabricante de licores de frutas típicas da região e produtor de derivados do chocolate. Mas o destaque está em suas embalagens temáticas. Ele usa folhas do cacaueiro e fibra do tronco da bananeira, s em grande quantidade na região, para agregar valor a seus produtos. “Tenho que reconhecer que os produtos estão sendo bem mais elogiados”, afirma. “Lindo, muito lindo mesmo. Nem sabia que em Ilhéus existia este tipo de trabalho”, elogiou dona Marlene D´Ávila, visitando os 24 estandes durante os intervalos musicais e as apresentações de quadrilhas que dão um colorido especial ao evento. 
Para o presidente do Conselho Municipal Rural, Dero Farias, é preciso estimular ainda mais políticas públicas para o homem do campo. “Temos uma outra cidade na zona rural de Ilhéus. As autoridades precisam ter um olhar especial para essa gente”, afirmou, acrescentando que a população estimada de moradores na zona rural de Ilhéus chega a 60 mil pessoas. A Feira da Agricultura Familiar de Ilhéus e Festa do Milho é uma promoção da Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba), com apoio do Governo da Bahia e Sebrae. Também são parceiros da iniciativa a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Ceplac, Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf) e Prefeitura de Ilhéus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário