segunda-feira, 6 de maio de 2013

Profissionais partilham experiências de vida e carreira com alunos do Colégio Vitória

Profissionais experientes em suas áreas de atuação visitam as salas de aula do Colégio Vitória, em Ilhéus, ajudando os alunos a construirem a ponte entre teoria e prática, tornando a aprendizagem mais efetiva. O projeto integra o estudo do 5º. Livro da Coleção Ilhéus... Ontem e Hoje!, da educadora Adélia Melo, que procura despertar o interesse da criança ilheense por sua terra através de fotos e mapas, de pesquisas do passado e da descoberta das próprias raízes, para ganhar familiaridade com termos, tipos e situações regionais.
Para a professora Adélia, o objetivo é “fazer escola saindo da sala de aula e, ainda, trazendo para dentro dela o "grande mundo" do entorno: sejam fatos ou personagens”. Na próxima sexta-feira, 10 de maio, concluindo os estudos do capítulo ‘Atravessando o Atlântico’, do mesmo livro, que conta a viagem do Administrador Francisco Romero, as turmas da 4ª. série do Fundamental receberão o ilheense Beto Badaró, que relatará sua aventura na travessia do Oceano Atlântico, feita recentemente.
“Esse é o momento em que os alunos poderão fazer uma comparação das travessias de Ontem e de Hoje. Por exemplo, quando falamos de Capitanias Hereditárias, a abordagem mais usual do conceito refere-se às donatarias, que só podiam ser passadas de pai para filho. Nesse capítulo, eles têm uma visão maior, entendendo que em determinados momentos, ela necessitou ser passada para outros donatários de outra forma que não fosse a herança.” - afirma a professora Adriana Galo que coordena a ação ao lado da professora Ana Flávia.
Alguns relatos de outros representantes da comunidade escolar reforçam a importância do projeto, como a opinião do jornalista, fotógrafo e, também, pai de alunos do Colégio Vitória, Maurício Maron. Segundo ele, “estudar sobre Ilhéus talvez possa significar a formação de uma geração apaixonada e cuidadosa com nossa cidade.” Para a psicóloga e mãe de aluno, Vânia Darri, “estas atividades são de extrema importância para nossos filhos, por estarem construindo cidadãos.” 
Os alunos receberam, anteriormente, no dia 19 de abril, o presidente da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), em Ilhéus, Marcos Flávio Rhem, pai de alunos da escola. Utilizando uma linguagem informal, ele explicou para os alunos termos jurídicos como Doação, Herança, Venda, Leilão e Permuta, fazendo um paralelo entre os sentidos antigo e atual dos termos. Ele agradeceu o convite e afirmou que essa foi uma experiência de troca de conhecimento, que ele define como “excelente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário