terça-feira, 14 de maio de 2013

Maramata é referência para educação ambiental em Ilhéus


As ações e arquivos da Fundação-Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) são referências para a realização de pesquisas e aulas sobre educação ambiental, para as escolas de Ilhéus. Na semana passada, um grupo de cerca de 50 estudantes do ensino fundamental, do colégio Ruy Barbosa, visitou o equipamento municipal para aprender mais sobre a história da Capitania de São Jorge dos Ilhéos e conhecer o acervo de ciências naturais do Museu do Mar e da Capitania.
O grupo foi recebido pelo presidente da entidade, Fred Andrade, que falou sobre a importância da educação ambiental para a promoção do desenvolvimento sustentável das cidades e regiões. Segundo o presidente, o museu do Mar e da Capitania se dedica a contar a história da região, através de obras de arte, livros, fósseis (arcada dentária de tubarão adulto), animais empalhados (Albatroz), conchas e moluscos diversos, pesca esportiva (com enfoque para o peixe marlim azul) e recifes de corais.
Também compõem o acervo objetos usados para mergulho e navegação, além de parte da história dos índios Tupinambás na região. Durante a visita, Andrade mostrou ao grupo os projetos educacionais e ambientais desenvolvidos pela Maramata. “Os estudantes demonstraram grande interesse pelos assuntos abordados e fizeram vários questionamentos, o que tornou a atividade ainda mais interessante”, considerou Andrade.
O grupo foi conduzido pelos professores Manoel Lopes, Poliana Sousa e Larissa Lopes. Esta última lembrou que visitou a sede da Maramata quando era estudantes do ensino fundamental, buscando informações para a sua pesquisa de campo. E atualmente, retornou como professora, cooperando com a coleta de dados para o trabalho na sala de aula.
Aberto de segunda a sexta-feira, a Maramata está localizada no bairro Nova Brasília, próximo ao Morro de Pernambuco. O museu possui cinco acervos que somam o total de 266 peças. São eles: acervo do mar (200 peças expostas), dos índios Tupinambás (16 peças exibidas), das escolas de Ilhéus (oito peças), dos pontos turísticos de Ilhéus (contam com 20 peças em exposição), o acervo próprio da Maramata (19 peças) e dos escritores, três peças.




Um comentário: