segunda-feira, 6 de maio de 2013

Itabuna programa Dia da Educação para o Combate à Dengue

Em parceria com as secretarias estadual e municipal da Saúde, a Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna está organizando a realização do Dia da Educação nas Escolas para o Combate à Dengue, que mobilizará estudantes, professores, funcionários e pais de alunos das 110 escolas da Rede Pública Municipal de Ensino. A data para a realização do dia de mobilização será definida nos próximos dias durante encontro entre os coordenadores pedagógicos e o Departamento da Educação Básica da SEC.
Para a Dia da Educação nas Escolas para o Combate à Dengue a Secretaria Estadual de Saúde estará disponibilizando 21 mil cartilhas para os alunos do ensino fundamental 1 e 2, que fazem parte da campanha “Não Crie Mosquito pra te morder. Dengue Mata!”. A proposta foi apresentada na sexta-feira passada à secretária da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, durante reunião com a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Itana Miranda; da técnica de manejo da dengue, Ângela Barros; e da supervisora da Equipe de Educação da Saúde, Michela Pitombo.
Lembrando que o município notificou até o último mês de abril 1.417 casos de dengue e que 27,1% dos domicílios possuem larvas do mosquito transmissor da doença, Itana Miranda disse que a mobilização das escolas para o Dia de Educação nas Escolas para o Combate à Dengue é imprescindível para que as ações de combate à dengue não sejam apenas pontuais, mas possam acontecer diariamente na escola, na comunidade e na família.
“Acreditamos que os alunos do ensino fundamental são um público potencial para que haja maior policiamento dos domicílios e a família possa estar também mais mobilizada e mais envolvida no combate à doença”, argumenta Itana. Ela disse ainda que este é apenas o primeiro momento do projeto, já que outras ações estão previstas para acontecer ao longo do ano letivo.
A secretária da Educação assegurou às representantes da Secretaria Municipal da Saúde que as escolas serão mobilizadas para o Dia da Educação para o Combate à Dengue, inclusive com o envolvimento direto de coordenadores pedagógicos. Dinalva Melo enfatizou a necessidade de uma maior articulação entre as duas secretarias para que o trabalho educativo seja incluído no calendário escolar. A ação de combate à dengue já foi realizado em outros nove municípios baianos que registram, a exemplo de Itabuna, os maiores índices de notificações da doença e concentram 42% dos casos na Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário