terça-feira, 28 de maio de 2013

Comando único da Saúde de Itabuna é discutido por Comissão Intergestora


A Comissão de Intergestores Regional de Itabuna – CIR se reuniu na manhã de hoje na sede da Diretoria Regional de Saúde – 7ª DIRES para discutir encaminhamentos para atendimentos de Saúde para Itabuna e os 20 municípios pactuados que formam uma população de 500 mil habitantes. Os gestores discutiram o fortalecimento da CIR, a necessidade de participação nas reuniões com a Secretaria de Saúde da Bahia – SESAB e o acompanhamento das decisões sobre o retorno do comando único da Saúde para Itabuna.

Os gestores municipais de Saúde destacaram que o problema de um município pode se refletir em todos e pediram detalhes sobre a situação de Itabuna para a retomada do comando único. O secretário municipal de Saúde, Renan Araújo, disse que em breve uma reunião do Conselho Municipal de Saúde vai indicar a Comissão Eleitoral para eleição direta dos quatro módulos assistenciais. “A partir daí, o Conselho elege sua nova diretoria e aprecia as situações referentes à Saúde de Itabuna e ao comando único”, explicou.
O secretário Renan Araújo informou que desde o mês de janeiro sua equipe trabalha com foco nos cinco pontos que serão analisados: atenção básica, dengue, Hospital de Base, prestadores de serviço e processo regulatório. “A credibilidade que hoje Itabuna tem é parte de um conjunto de coisas avaliadas pela SESAB” frisou.
Renan garantiu que os municípios da região serão envolvidos nesse processo e disse que no primeiro momento nada muda para eles. “Vamos sentar e discutir todas as dificuldades e necessidades da região. Precisamos manter uma relação de confiança” pediu, destacando que a CIR é um espaço de gestão e de definição das políticas de Saúde no âmbito regional.
“O CIR é um elemento importante na pactuacão, na relação de parceria e na garantia da ampliação da oferta e do acesso aos serviços de Saúde”, sublinhou Renan, acrescentando que “estamos resgatando essa relação considerando que Itabuna e os outros municípios são parceiros nessa rede de assistência” afirmou Renan Araújo.
O secretário adiantou que serão reforçadas as equipes de regulação, acompanhamento, avaliação e controle que vão atuar de maneira articulada para fazer a transição do comando único, sem que haja queda no processo de autorização para os municípios. “Estamos trabalhando juntamente com a Sesab para que não haja isso e aproximando as equipes para que tudo seja feito de maneira harmônica, sem prejudicar os municípios da região e nem os usuários e prestadores de Itabuna” concluiu.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário