terça-feira, 16 de abril de 2013

Núcleo da Dança apresenta fragmentos do espetáculo "Filmes e Musicais"


A Academia Núcleo da Dança será uma das principais atrações na abertura do Projeto Abril Para Dança, nesta quinta-feira (18), às 18 horas, na Praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus (TMI). A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura em homenagem ao Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril. 
As coreografias serão montadas com base em fragmentos do espetáculo "Filmes e Musicais" apresentado no Teatro Municipal de Ilhéus em dezembro último. O espetáculo tem a direção e produção geral das professoras e bailarinas Isabella e Luciana Kruschewsky. A proposta das professoras é através da dança, ballet clássico, jazz e dança de salão, mostrar coreografias produzidas para os grandes clássicos do cinema. 
O espetáculo terá a alegria que caracteriza o trabalho das professoras da Academia Núcleo da Dança. As coreografias do ballet estão por conta da sutiliza lúdica de Isabella Kruschewsky . O Jazz terá a criatividade cênica de Luciana Kruschewsky, enquanto a dança de salão fica sob a responsabilidade da alegria de Bianca Lavigne. Os figurinos trazem o colorido Tânia Agra (Rio de Janeiro) e Luciana Kruschewsky. 
Dia Mundial da Dança 
O Dia Internacional ou Dia Mundial da Dança foi instituído pelo Comitê Internacional da Dança -CID, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - UNESCO em 1982. A data, 29 de abril, ainda é desconhecida para muitos e só nos últimos começou a ser lembrada no Brasil. Entanto, cada vez mais artistas e profissionais da área se conscientizam da importância em comemorar a data para, inclusive, dar maior visibilidade à dança, de sua importância e das suas demandas. 
A UNESCO escolheu para o Dia Internacional da Dança, 29 de abril, por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Noverre ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança em seu tempo e enfrentou vários problemas. A sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Jean-Georges Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”. 
No Brasil, 29 de abril, também, estar associada ao aniversário de Marika Gidali, a bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em 1971 em São Paulo, para inaugurar no país uma nova maneira de se fazer e apreciar a dança. Alguns dos objetivos da comemoração Dia Internacional da Dança é aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral, incentivar governos de todo o mundo para fornecerem melhores políticas públicas voltadas à dança. 
A dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, mas não é prioridade. O professor Alkis Raftis, quando presidente do Conselho Internacional de Dança, afirmou em 2003 que "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública". 
Ilhéus-16/04/2013 
Academia Núcleo da Dança - (73) 3231-8560 
jonildogloria@gmail.com - (73)9930-3837 

Nenhum comentário:

Postar um comentário