sexta-feira, 12 de abril de 2013

Ilhéus festeja padroeiro São Jorge de 14 a 23 deste mês

Uma grande carreata, que percorrerá as principais ruas e avenidas de Ilhéus, marcará a abertura da programação da Festa de São Jorge, padroeiro da cidade e da Diocese, no próximo domingo, dia 14, saindo às 16 horas, da praça Rui Barbosa, localizada nas proximidades da Igreja Matriz de São Jorge. Segundo o padre Edmílson Vivas, pároco da Catedral de São Sebastião, o ponto alto do evento, que este ano integra a programação comemorativa dos 100 anos da Diocese de Ilhéus, acontecerá mais uma vez no feriado municipal do dia 23 de abril, quando tradicionalmente a comunidade católica homenageia um dos padroeiros do município.
Com uma programação especial, que se iniciará por volta da meia-noite com uma grande queima de fogos, o dia 23 de abril também será marcado por missa, às 7 da manhã, com animação do grupo de Canto do Outeiro; missa solene presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mauro Montagnoli e concelebrada pelos padres da Diocese de Ilhéus, às 9h30min e caminhada de Fé, com benção do Santíssimo Sacramento, às 16h30min. As missas acontecerão na Igreja Matriz de São Jorge, localizada na rua Conselheiro Dantas, centro da cidade, e um dos principais ícones religiosos da cidade.
Este ano, o tema central do novenário da Festa de São Jorge é“Jubileu da Diocese de Ilhéus, Cem Anos de História à Luz da Fé no Deus Uno e Trino”. Durante os nove dias, 14 a 22, a programação terá sempre início a partir das 19 horas, com discussão de diversos sub-temas e presença de grupos, entidades e convidados, além da animação de um grupo musical. O padre Edmílson Vivas chama atenção para o fato de que as comemorações reunirão representantes de todas as zonais e paróquias que compõem a Diocese de Ilhéus.
Depois da abertura oficial do centenário da Diocese de Ilhéus, ocorrida em novembro do ano passado, a programação ainda contemplará diversos eventos, como a Semana Missionária Jovem, de 17 a 20 de julho, em toda as paróquias; o Dia do Padre, 4 de agosto, em Ubaitaba, Zonal Leste; Semana Social Diocesana, dentro da 5ª Semana Social Brasileira, de 19 a 21 de setembro, em Ilhéus, zonais Centro Sul e Centro Norte e a Celebração do Centenário, no dia 20 de outubro, na praça Dom Eduardo, em Ilhéus.
Novenário de São Jorge - No dia 14 (domingo), o sub-tema discutido será “Professar a fé na Santíssima Trindade é crer num só Deus que é Amor”. A noite será dedicada aos religiosos, e terá como convidados a participação de estigmáticos, palotinos, ursulinas, fransciscanas, consagrados, movimentos de cursilho, movimentos dos focolares e grupos de fratenidade, entre outros. O acolhimento, que contará com a animação do Grupo AVA, será feito pelo Movimento dos Focolares e Grupo da Fraternidade.
A segunda noite, dia 15, discutirá o sub-tema “Jesus Cristo autor e consumador da nossa fé” e será dedicada a Zonal Norte I. A noite contará com a participação das paróquias de Santo André (Ituberá), Nossa Senhora das Dores (Igrapiúna), Nossa Senhora da Assunção (Camamu), São Sebastião (Maraú), São Miguel Arcanjo (Itacaré) e Legião de Maria, além de representantes dos colégios Estadual, Estado do Ceará e do Padre Luís Palmeira, tendo o grupo de Canto do Outeiro como animação da noite.
Na terça-feira (dia 16), “a fé é dom do Espírito Santo que impulsiona e capacita os discípulos missionários para a missão” será o sub-tema a ser discutido e será dedicado ao Zonal Norte II. Paróquias de Gandú, Wenceslau Guimarães, Teolândia, Itamari, Rotary Clube de Ilhéus e Jorge Amado, entre outros, são os convidados da terceira noite, contando com a animação do Coral Dom Eduardo. Na quarta-feira (dia 17), convidados das paróquias de Ipiaú, Barra do Rocha, Ubatã, Abrigo São Vicente, grupos da melhor idade, entre outros, discutem o sub-tema “Crer com a Igreja e na Igreja que é a mãe e mestra”, noite dedicada ao Zonal Oeste. A banda Celebrai anima o encontro.
“A nova evangelização conduz a uma autêntica e sincera profissão da fé cristã” é o sub-tema a ser discutido na quinta noite do novenário e será dedicada ao Zonal Leste. Serão convidadas as paróquias de Uruçuca, Ubaitaba, Aurelino Leal, Travessão e Ibirapitanga, grupos da missa para os Homens da Cidade, entre outros. A animação ficará por conta do grupo de Canto da Missa para os Homens. Já a sexta noite (dia 19), que será dedicada à Zona Sul, estará discutindo o sub-tema“Pela fé, somos promotores da justiça do reino e denunciadores da cultura de morte”. Paróquias de Coaraci, Itapitanga, Almadina, viúvas e viúvas e senhoras de caridade, entre outros, serão convidados para a noite, que será animada pelo Grupo de Canto da Vitória.
A sétima noite do novenário em homenagem a São Jorge vai abordar o sub-tema “A fé sem caridade não dá frutos e a caridade sem a fé gera dúvidas”. Com animação do Grupo “Só o Amor Constrói”, a noite contará com a presença das paróquias dos bairros Iguape, Barra, Malhado, Teotônio Vilela, Avenida Esperança, Banco da Vitória e Pastoral Familiar, entre outros. “A fé autêntica torna-nos sinal vivo do Ressuscitado” será o sub-tema da oitava e penúltima noite do novenário, que terá como convidados jovens em geral, grupos Vinde e Vede, Escalada, Crismado, Instituto de Teologia e servidores do Ministério Público e da Defensoria Pública. O grupo de canto AVA animará a noite.
Na última noite do novenário (dia 22), o sub-tema a ser discutido será “Pela fé, São Jorge deu a vida para testemunhar a verdade do Evangelho do reino”. Para a noite, que será dedicada ao Zonal Centro-Sul, serão convidadas as paróquias dos bairros do alto do Pacheco, Conquista, Pontal, Nelson Costa e N. S. das Vitórias, além de representantes da CAERC, PM, Ciretran e Salva-Vidas, entre outros. A animação fica por conta do Grupo “Só o Amor Constrói”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário