sexta-feira, 26 de abril de 2013

Congresso Norte-Nordeste discutirá Políticas Públicas para micro e pequenos negócios




Evento acontece nos dias 13 e 14 de maio, na UESC, em Ilhéus, com a presença de especialistas e gestores públicos
Com o segredo de receitas tradicionais e um sabor de atualidade na apresentação visual e variedade dos produtos, o empreendimento ‘Empadinhas da Vovó’ é um exemplo de sucesso no segmento da gastronomia, em Itabuna. O responsável pela iniciativa, que há nove anos atende ao paladar de consumidores exigentes, é o empreendedor individual Auri Azevedo. Para expandir o negócio, garantindo sua sobrevivência no mercado, ele foi além das saborosas empadas, criando cardápios completos para outras refeições, além do lanche.
O negócio tem um ponto de venda em local estratégico no centro do comércio, na Avenida Cinquentenário, para venda de café da manhã, caldos, sopas e café da noite, de segunda a sexta-feira, em horário comercial e aos sábados e domingos pela manhã. O empreendedor também fez parceria com um hotel para a terceirização do café da manhã para hóspedes e clientes em geral.
Mas não foi só pela atitude empreendedora que ele conseguiu crescer. O empreendedor foi buscar conhecimento técnico em gestão, nas edições do Congresso Norte Nordeste da Pequena Empresa e do Empreendedor Individual. Este ano o evento, que tem apoio do Sebrae, chega à sua quarta edição, nos dias 13 e 14 de maio, no auditório Paulo Souto, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus.
“Em um dos congressos tive o apoio dos estudantes da empresa Cia Júnior, no acompanhamento da gestão dos recursos da empresa durante um período”, afirma o empreendedor. Entre outras ações, a partir das palestras, ele colocou em prática a realização de reuniões frequentes com os funcionários, que resultaram na motivação da equipe e melhoria na qualidade de atendimento aos clientes.
“Investimos na qualificação dos funcionários para prestar um serviço de qualidade”,completa. Auri Azevedo também aprendeu sobre a força das redes sociais na internet, para divulgar produtos e ações. Por isso, criou contas de Orkut e Facebook, para postar promoções e ofertas.
O tema geral do congresso, este ano, vai tratar das ‘Ações de Políticas Públicas para o desenvolvimento de pequenos negócios’.O público alvo é formado por empresários, gestores municipais, estudantes, consultores da área contabilista, instituições privadas e administração pública.
O coordenador interino da unidade regional do Sebrae, em Ilhéus, analista Michel Lima, destaca que “é importante a participação dos empreendedores individuais e microempresários, para que possam esclarecer dúvidas e ter pleno conhecimento dos benefícios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa para o desenvolvimento econômico da região”.
A abertura do Congresso, no dia 13, acontece às 19h, com palestra do gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quik, que abordará o desenvolvimento de políticas públicas para os municípios para criar um ambiente favorável para a geração e atração de investimentos locais. 
O presidente da entidade realizadora do evento, a Associação das Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia (Ampesba), Valdir Ribeiro, diz que “espera contar com a presença dos gestores públicos acompanhados de seus secretários e técnicos para que possam discutir e ampliar o leque de oportunidades para os seus municípios, a partir de investimentos estruturantes nas cidades”.
Outros temas em destaque no congresso tratam de Linhas de Crédito dos Bancos Oficiais (Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Desenbahia); Compras Governamentais; Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar; Desenvolvimento Sustentável Local; Sua Empresa no Rumo Certo; Sustentabilidade: Sua importância na Pequena Empresa; além da palestra motivacional do consultor paranaense João Carlos de Oliveira: Transforme suas ideias em ações e suas ações em resultados.
As inscrições podem ser feitas na sede da Ampesba, no Edifício do Sindicato Rural, na Praça Adami, em Itabuna, em cima do Banco BMG. Informações pelos telefones (73) 8825-5181/9168-4913 ou através do endereço eletrônico ampesba@yahoo.com.br. A inscrição também pode ser feita na Cia Júnior, na Uesc, e no estande da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Praça Adami.
Além do Sebrae, o evento tem parceria da Caixa Econômica Federal, Desenbahia, Prefeituras Municipais de Itabuna, Ilhéus e Uma, Uesc, Banco do Nordeste, Câmaras de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL), Jornal A Região; Morena FM; Itabuna Notícias; Diário Bahia e Jornal Agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário