segunda-feira, 15 de abril de 2013

Carreata deu início aos festejos de São Jorge, padroeiro de Ilhéus

Dezenas de automóveis integraram a grande carreata realizada na tarde de domingo, dia 14, pelas principais ruas e avenidas de Ilhéus, que marcou a abertura da programação comemorativa do transcurso do Dia de São Jorge, padroeiro da cidade e também da Diocese, no próximo dia 23. O cortejo teve início por volta das 16h30min, saindo da Praça Rui Barbosa, onde está localizada a Igreja Matriz de São Jorge, seguiu pela Avenida Soares Lopes em direção ao bairro do Malhado, depois a Barra e o Iguape, de onde retornou para a avenida Esperança e avenida Itabuna. 
A carreata teve à frente a imagem de São Jorge, protegida por uma cápsula de vidro, que foi saudada pelos fieis e devotos ao longo de todo o percurso. Logo após o cortejo, o padre Edmílson Vivas celebrou missa de abertura da novena, na igreja matriz, no centro histórico da cidade. O padre destacou a importância do evento este ano, quando também se comemora o primeiro centenário da Diocese de Ilhéus. 
São Jorge foi escolhido padroeiro de Ilhéus desde que a cidade foi fundada, como Capitania Hereditária, em 1534. Na data reservada ao santo católico, dia 23 de abril, é feriado municipal. Na oportunidade, uma programação especial terá início por volta da zero hora, com queima de fogos. Às 7 horas, haverá celebração de missa em ação de graças, com animação do grupo de Canto do Outeiro. A missa solene será concelebrada, pelo bispo diocesano Dom Mauro Montagnoli, às 9h30min. A procissão de Fé, com benção do Santíssimo Sacramento, será realizada às 16h30min, percorrendo ruas do centro histórico de Ilhéus. 
Centenário - Este ano, o tema central da Festa de São Jorge é “Jubileu da Diocese de Ilhéus, Cem Anos de História à Luz da Fé no Deus Uno e Trino”. Durante os dias da novena, a celebração começará sempre a partir das 19 horas, com discussão de diversos sub-temas e presença de grupos, entidades e convidados, além da animação de um grupo musical. O padre Edmílson Vivas chama atenção para o fato de que as comemorações reunirão representantes de todas as zonais e paróquias que compõem a Diocese de Ilhéus.
A programação do centenário da Diocese de Ilhéus, iniciada em novembro de 2012, inclui diversos eventos, como a Semana Missionária Jovem, de 17 a 20 de julho, em toda as paróquias; o Dia do Padre, 4 de agosto, em Ubaitaba, Zonal Leste; a Semana Social Diocesana, de 19 a 21 de setembro, em Ilhéus, e a Celebração do Centenário, no dia 20 de outubro, na praça Dom Eduardo, em Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário