quarta-feira, 27 de março de 2013

Secretária pede apuração sobre denúncia na Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus

A secretária de Saúde do município de Ilhéus, Ledívia Espinheira, considerou inaceitável a prática de cobrança por consultas do SUS, no hospital da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, conforme denúncia veiculada em nível nacional, no programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo, cuja matéria foi produzida pela TV Santa Cruz, através da repórter Karen Póvoas. Segundo a reportagem, o médico ginecologista Paulo Bittencourt é acusado de cobrar taxa de 50 reais para priorizar o atendimento a pacientes gestantes no sistema público de saúde. 
Reportagem foi exibida pela TV Santa Cruz, afiliada Rede Globo no sul da Bahia. O ginecologista Paulo Bittencourt confirmou o recebimento do dinheiro ilegal e admitiu à repórter Karen Póvoas: "não chego aqui e cobro. Quando chego a taxa está aqui". 
A denúncia partiu do marido de uma das pacientes que aguardavam pelo atendimento público. David Coelho acompanhava a esposa gestante, Laís Coelho e foi quem apresentou como funcionava o esquema. A cobrança da taxa foi inicialmente confirmada pelo recepcionista do hospital, José Haroldo. Ele disse que o médico sempre cobra a taxa, fato desconhecido pelo provedor da Santa Casa de Misericórdia, Eusínio Lavigne. De acordo com a reportagem, ele afirmou que não sabia da cobrança e que vai apurar a denúncia. 
Ledívia Espinheira informou que já manteve contato com o provedor da Santa Casa de Ilhéus, Eusínio Lavigne Gesteira, e solicitou rigorosa apuração da denúncia. Ela adiantou que o provedor prometeu submeter o caso à análise da comissão de ética da instituição. A secretária de Saúde também admitiu que promoverá auditoria para avaliar as responsabilidades diante do caso. ”Esse tipo de coisa é inadmissível e a população tem que vir a público, denunciar esses abusos à Secretaria, e utilizar os veículos de comunicação também para falar desses absurdos”, disse 
A secretária de Saúde comentou que tem informações de que práticas como essa acontecem há algum tempo no município, e prometeu agir para combater com rigor a falta de ética profissional. Ela disse ainda que vai solicitar ao Conselho Regional de Medicina (Cremeb) que acompanhe também a apuração do caso junto à Santa Casa de Misericórdia e se posicione. 
Conforme a reportagem, a denúncia partiu de David Coelho, marido de uma das pacientes que aguardavam pelo atendimento médico do SUS, a gestante Laís Coelho. A cobrança da taxa foi inicialmente confirmada pelo recepcionista do hospital, identificado como José Haroldo. Ele disse que o médico Paulo Bittencourt sempre cobra a taxa de 50 reais para agilizar a consulta. O médico, por sua vez, disse que não cobra a taxa, mas admite que a recebe. “Quando chego, a taxa está aqui", declarou.

2 comentários:

  1. Minha gestação foi toda acompanhada por ele e essa taxa não veio a ser cobrada. A consulta realmente demora,mas ele atende e atende muito bem. Agora os outros obstetras que se encontram a disposição na casa de saúde são realmente horríveis,ignorantes nos tratam como animais,são verdadeiros veterinários.
    Isso ngm olha,ngm denuncia.

    ResponderExcluir
  2. Tantos outros que fazem isso e nenhum ainda foi investigado.

    ResponderExcluir