terça-feira, 5 de março de 2013

Reitora da UESC participa do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio as Universidades Estaduais e Municipais

A reitora da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus-BA), professora Adélia Pinheiro, participa amanhã (6), às 17 horas, no Plenário I da Câmara dos Deputados, em Brasília, do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio às Universidades Públicas Estaduais e Municipais Brasileiras. Além de reitores, o movimento vai contar com a presença de professores e representantes das universidades estaduais e municipais de todo país. 
A ação suprapartidária foi uma iniciativa da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). A Frente Parlamentar foi possível graças ao trabalho do Deputado Federal Cleber Verde – MA, juntamente com o Deputado Federal Alex Canziani –PR. Entre seus objetivos está o de colocar no orçamento da União recursos financeiros para as IES estaduais e municipais. Esse assunto foi amplamente debatido no último Fórum Nacional de Reitores, realizado em Florianópolis no mês de outubro em uma ação conjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em parceria com a ABRUEM. 
Para o presidente da ABRUEM, reitor João Carlos Gomes, a cooperação e participação de todos os interessados é muito importante para o sucesso dessa Frente Parlamentar. “É muito importante que parlamentares, reitores, professores e a sociedade em geral se mobilizem para que possamos trilhar sempre nossas ações em prol do ensino superior no país”, destaca o presidente. Segundo ele, com o repasse das verbas da União para as IES estaduais e municipais será possível ampliar a qualidade do ensino. “Isso vai melhorar ainda mais as áreas de atuação das universidades, sem sobrecarregar os estados e municípios que mantém estas instituições”, completou. 
As 10 horas os reitores realizam para deliberar sobre questões relacionadas as estratégias de participação das universidades na Frente Parlamentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário