quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Tempo quaresmal, tempo pedagógico


*Pe. Ednilson Vivas - 
Iniciamos o Tempo Litúrgico da Quaresma. O tempo quaresmal funciona como um tempo pedagógico que por meio de profunda conversão e aprofundamento da espiritualidade nos preparemos para a vivência do grande acontecimento que deve marcar toda a existência cristã – a Páscoa do Senhor. 
É tempo de deixar tudo o que é velho em nós. Tempo de nos abrir à vida sempre nova que brota da cruz. 
Tempo de nos tornar uma nova criatura retomando a opção fundamental da fé feita em nosso batismo, no desejo de um novo recomeço de nosso seguimento como discípulos e discípulas do Senhor, 
Percorremos, com Jesus, o caminho da cruz e com Ele, passamos por meio da morte à vida nova que o Pai nos concede pelo seu Espírito. 
→ Cada celebração neste tempo deve ser uma forte experiência da fé pascal nas lutas e contradições da vida. 
O rito da imposição das cinzas que hoje substitui o ato penitencial, ressalta e realiza na comunidade celebrante este começo de caminho espiritual, segundo a exortação da oração de benção das cinzas, todos nos tornamos “penitentes”, isto é, gente que busca “viver uma vida nova”, primeiramente através do reconhecimento da sua fragilidade e pecado, condição esta que é renovada através do auxílio divino que se dá através da prática evangélica. 
→ Desejamos mudar o coração de pedra em novo coração de carne conforme nos lembra o profeta Ezequiel. 
A quaresma começa quarta-feira de cinzas fazendo ecoar novamente em nossos ouvidos inquietantes palavras do profeta Joel que ouvimos na Primeira Leitura: 
→”Rasgai vossos corações e não vossas vestes”. 
→ O profeta denuncia a redução inaceitável da exigência divina a um simples formalismo exterior: 
“rasgar as vestes” desacompanhado do gesto interior de mudança de mentalidade e de prática; 
“rasgar os corações”, que significa a conversão a Deus e por consequência ao próximo. 
→ Nesta perspectiva o sacrifício quaresmal não pode ser visto apenas como uma exigência de privar-nos de algo. 
Ele é um convite a vivermos toda a quaresma em atitude permanente de conversão a Deus. 
Sã Paulo nos diz na 2ª leitura que o tempo de conversão é agora. 
Devemos aproveitar a ocasião que Deus está nos oferecendo, pois Ele mesmo vem em nosso auxílio para nos tornar aptos a fazer o bem e assim cumprir a sua vontade, realizar o seu projeto. 
→ O apóstolo recorda o tempo favorável como tempo de se receber o perdão. O tempo favorável não é outro senão o hoje de nossas vidas. 
→Esse tempo é favorável porque é nele que Deus quer nos encontrar para gratuitamente dar-nos a reconciliação e assim nos agraciar. 
O Evangelho de hoje nos apresenta três atitudes práticas que superam a justiça dos hipócritas e condenam a falsa piedade. 
→Jesus aconselha os seus discípulos: 
“Só o Pai veja e saiba o bem que vocês fazem”. 
→ Podemos constatar a insistência de Jesus sobre o caráter interior do jejum, da oração e das boas obras, dado o valor intrínseco que têm em si mesmos devendo então ser objeto apenas do olhar puro e amoroso de Deus. 
→Quando esses valores são vividos sob o elogio dos homens, sua recompensa já é alcançada aqui mesmo no mundo. 
→ Nas Palavras de Jesus o mais importante não é o gesto que se mostra aos outros e sim a atitude interior com a qual realizamos nossas ações em conformidade com a vontade de Deus. 
Neste tempo especial de conversão, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nos apresenta a Campanha da Fraternidade como intinerário de conversão pessoal, comunitário e social. 
”Fraternidade e Juventude” é o tema da Campanha da Fraternidade para 2013. 
→ O lema é inspirado no profeta Isaías 6,8: “Eis-me aqui, envia-me”. 
A Igreja no Brasil ao repropor juventude como tema da Campanha da Fraternidade, deseja refletir, rezar com os jovens, reapresentando-lhes o Evangelho como sentido de vida e ao mesmo tempo como missão. 
→ O Evangelho é nossa vida, nossa existência. 
A Campanha da Fraternidade é um convite para nos convertermos e irmos ao encontro dos jovens e ao mesmo tempo é um convite aos jovens para se deixarem encontrar por Jesus Cristo, caminho, verdade e vida. 
A Campanha da Fraternidade já anuncia a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro de 23 a 28 de Julho de 2013. 
→ Ao assumir como lema o espírito missionário da Jornada Mundial da Juventude 2013, indicado pelo Papa Bento XVI: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, a CNBB deseja que todos os jovens sejam verdadeiros missionários e missionárias em nossa Igreja. 
→Jovens evangelizando jovens: “Eis-me aqui, envia-me”. Jovens também se colocando a serviço da evangelização, através dos meios de comunicação, vivendo e testemunhando a graça e a beleza de ser cristãos. 
→Beleza porque são partícipes do reino e por isso, são todos tomados por Deus que alegra a nossa juventude. 
A Campanha da Fraternidade de2013 traz como objetivo geral: “Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz”. 
*Pe. Ednilson Vivas 
pároco da Paróquia São Jorge 
Vigário Geral da Diocese de Ilhéus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário