quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Projeto Vida Saudável encerrado em Ilhéus

Com o apoio da Faculdade de Ilhéus, a 13ª edição do Projeto Vida Saudável, promovido pela Unimed Ilhéus, foi encerrado no último dia 06, durante solenidade realizada no estande montado na Avenida Soares Lopes. O evento contou com a presença do presidente da Unimed Ilhéus, Antonio Carlos Rabat, do diretor administrativo-financeiro, Anísio Alves de Carvalho, e do superintendente, Eduardo Patury, do chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, Vitor Veiga, representando o prefeito Jabes Ribeiro, da deputada estadual Ângela Sousa, do coordenador do curso de Enfermagem da Faculdade de Ilhéus, Robson Vidal, representando o diretor geral, Almir Milanesi, o pres. do Rotary Club Jorge Amado, Trajano Lavigne, profissionais de imprensa, empresários, médicos e o público de modo geral. 
Criado pelo médico Adalberto Figueiredo e pelo administrador de empresas, Carlos Moinhos, o projeto que tem por finalidade levar serviços gratuitos à população de forma educativa e construtiva, e foi muito bem aceito por todas as diretorias da Unimed. Figueiredo justifica a criação do projeto, dizendo: “Nós percebemos que muitas pessoas estão doentes e não sabem. Então, esse projeto visa esclarecer essa falta de conhecimento e também estimular as pessoas a hábitos saudáveis de vida.”. Ele informa ainda que “sete por cento da população brasileira é portadora de diabetes mellitus, que o diabetes e a hipertensão arterial predominam em alguns grupos étnicos, e que na Bahia, a população negra sendo grande, apresenta uma maior probabilidade de ter doenças cardiovasculares e hipertensivas.”. Desde a abertura do projeto, em 07 de janeiro, foram realizados em torno de quatro mil exames gratuitos, entre colesterol, triglicérides, glicemia e avaliação de saúde e nutricional. 
O projeto ofereceu também atividades físicas como alongamento, caminhada, aeróbica e fortalecimento muscular, às 6h30min e às 17 horas, com os professores Jujuba e Martinha, e 15 palestras, às 19 horas, ministradas por médicos cooperados da Unimed Ilhéus, dentistas da Uniodonto, professores da UESC e da Faculdade de Ilhéus, enfermeiros do município, além das presidentes das Associações dos Diabéticos de Ilhéus e de Pré-Idosos do Sul da Bahia. 
Participação - Embora em período de férias, estudantes dos cursos de Enfermagem e de Nutrição da Faculdade de Ilhéus participaram do Projeto Vida Saudável, de segundas às sextas-feiras, das 6h30min às 8h30min e das 16h30min às 20 horas, aferindo pressão arterial, agendando exames laboratoriais e prestando orientações relacionadas aos resultados dos exames; pesando, medindo e fazendo a circunferência da cintura das pessoas para avaliação nutricional, sob orientação da professora Andrea Spier. Segundo ela, “através da circunferência da cintura, é possível fazer o diagnóstico para risco das doenças cardiovasculares, que é a realidade do que vimos aqui. A maior parte apresentou sobrepeso, obesidade e circunferência da cintura acima dos limites recomendados pelo Ministério da Saúde.” Foram realizadas, no total, 540 avaliações nutricionais. 
Francisca Carrasco, moradora da Barra do Itaípe, que participa do projeto há 13 anos, afirma que “a partir da palestra da professora Andréa, passei a me alimentar de outra forma e me sentir melhor. Minha pressão está 12 por 8. Já fui parar no hospital com 15 por 9, e depois daqui me incentivei a fazer outros exames. Para Maria da Silva Santos, 62 anos, moradora do São Domingos, e que participa pela segunda vez do Projeto Vida Saudável, “isso aqui é uma bênção e essa malhação, um divertimento.”. E acrescenta: “Fiz os exames de sangue: glicose e colesterol, mas está tudo bem. O atendimento pelo pessoal da faculdade é ótimo. Eles atendem com muito carinho, e o pessoal que tirou o sangue é muito delicado. Quando vi a seringa, já estava cheia.“. 
Este ano, o Vida Saudável contou com o patrocínio Vip Segurança, Cicon Construtora, Uniodonto, Faculdade de Ilhéus, Brasilgás, Cargill, Barry Callebaut, Lumiplack, Sete Taxi Aéreo, O Tabuleiro, Prefeitura Municipal de Ilhéus, BCR e Dany Festas & Eventos, e a parceria com os laboratórios Dom Eduardo, Exemplo, Lap, Unilab e Lam. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário