segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Prefeito retira benefício fiscal e empresas de TI poderão deixar Aracaju



Benefício fiscal para setor de Tecnologia da Informação foi retirado pelo prefeito João Alves Filho, em projeto aprovado pela Câmara de Vereadores, na semana passada; “Aracaju não oferece qualquer estímulo para atrair esse setor empresarial”, diz presidente da Acese; empresários visitarão prefeitos da Barra, Socorro e São Cristóvão

Aprovado na semana passada pelos vereadores de Aracaju, o aumento do Imposto Sobre Serviço (ISS) de 2% para 5% para empresas de Tecnologia da Informação (TI) pode levá-las a migrar da capital para outras cidades da Grande Aracaju. Além disso, o reajuste do imposto pode desestimular que grandes empresas deste setor se instalem em Aracaju. Quem diz isso é o presidente da Associação Comercial de Sergipe (Acese), Alexandre Porto (foto), um dos críticos mais ativos da retirada do benefício fiscal.

“O que podemos dizer é que a redução do ISS causa um impacto muito pequeno nas finanças da Prefeitura, extremamente menor que a transferência dessas empresas para outros municípios da Grande Aracaju. Para se ter uma ideia, no ano passado alguns empresários já avaliavam a hipótese de migrarem para São Cristóvão, onde o ISS é 2% e o IPTU 50% menos do que o cobrado na capital”, disse Alexandre Porto, em entrevista ao Jornal do Dia.
De acordo com ele, uma reunião com todas as empresas de TI já foi agendada para discutir essa questão. Visitas a prefeitos de São Cristóvão, Socorro e Barra dos Coqueiros também serão realizadas. “Diferente de outros empreendimentos, as empresas de TI têm facilidade para trocar de endereço, pois não precisam transferir grandes maquinários, não dependem de espaços físicos enormes”, frisa.
Alexandre Porto ainda alerta que diferente de capitais como Recife, Aracaju não oferece qualquer estímulo para atrair esse setor empresarial. “Ficamos admirados com o fato de o prefeito João Alves Filho ter decidido retirar o incentivo concedido pela administração anterior, pois foi justamente ele que, enquanto governador de Sergipe, deu o pontapé inicial para a criação do SergipeTec”, ressaltou.
Segundo o presidente da Acese, o setor de TI está fadado a não se desenvolver em Aracaju. “Ressalte-se que a possível migração para outros municípios não será uma retaliação, mas uma busca por melhor posicionamento no mercado empresarial. Hoje, já existem empresas de TI sediadas em Aracaju e que faturam tudo através de suas filiais em Recife porque lá o ISS é menor”, frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário