quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Maramata incentiva educação socioambiental com Projeto Meninos Guerreiros


O presidente da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), Frederico Andrade, reuniu crianças e adolescentes inscritas no Projeto Meninos Guerreiros na tarde de quarta-feira, 20, para dar boas vindas e apresentar os cursos que serão ministrados a partir de março. O projeto inclui cursos de artesanato, pintura, capoeira e produção de berimbau, compostagem, produção orgânica de plantas medicinais, paisagismo e jardinagem, noção de ecossistema, produção de sabão ecológico para estudantes entre 8 e 15 anos, com aulas ministradas por voluntários, nos turnos matutino e vespertino. 
Resultado de uma parceria entre a Maramata e pessoas envolvidas nas causas culturais e sociais, o Projeto Meninos Guerreiros tem como objetivo estimular a inclusão social e promover o aprendizado cultural e socioambiental das crianças e adolescentes atendidas. As inscrições para os cursos foram iniciadas no último dia 18, e seguem 28 de fevereiro. Até o momento, mais de 40 estudantes já estão cadastrados.

Inicialmente, o projeto irá acolher as crianças da comunidade do entorno da Maramata, localizada no bairro Nova Brasília, zona sul da Ilhéus. A meta do presidente Frederico Andrade é estender os cursos para diversos bairros da cidade, apoiado na filosofia “ação local, visão global”. Ele enfatiza que a meta é perpetuar o conhecimento transmitido nos cursos, através dos “meninos guerreiros”, que irão se apresentar em eventos sociais da cidade. 
O presidente ressalta, ainda, a importância da participação ativa dos pais ou responsáveis para o desenvolvimento das crianças e adolescentes envolvidos. “Vamos buscar conhecer cada família e torná-la coparticipante. As crianças transmitem em casa os valores que aprenderam no projeto, por isso é importante que em casa esses valores sejam reafirmados”.
Histórico – Criada em 12 de junho de 2000, durante a segunda gestão do prefeito Jabes Ribeiro, a Maramata tornou-se o principal órgão de fomento a políticas de educação com foco na consciência ambiental em Ilhéus. O Projeto Meninos Guerreiros funcionou, por muitos anos, como importante elo entre a administração municipal e comunidade, com resultados positivos tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente, até ser interrompido pela gestão passada

Nenhum comentário:

Postar um comentário