sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Galeria de arte parisiense mostra em março telas da ilheense Jane Hilda Badaró, em exposição coletiva

Em 11 de março acontece a inauguração de mais um trabalho da curadoria de Heloiza de Aquino Azevedo, na França, desta vez na Galeria Art et Events de Paris. A exposição denominada “Connexion Art Mondial” vai contar com a participação de 10 artistas que estarão representando o Brasil dentre outros artistas internacionais renomados no mundo: Cibele Pilla (Pintura sobre lona de Caminhão, SP), Denise Pitagoras (Gravura, BA), Heloiza Azevedo (Pintura, Paris, França), Jane Hilda Badaró (Pintura Naif, Ilhéus-BA), João de Oliveira (Pintura, RJ), Julia Dijkstra (Pintura, Holanda),Marilda Dib (Escultura, SP), Morenu (Pintura, DF), Nato L. (Pintura, SP), Rose Schauerte (Pintura, Alemanha). 
“Connexion Art Mondial” é o tema abordado no ano de 2013 por Heloiza de Aquino Azevedo em forma de exposição coletiva e que será apresentada em galerias e salões de arte da Alemanha, Itália, França e possivelmente Estados Unidos. A idéia é mostrar o que representa as irradiações do Brasil na arte contemporânea e oportunizar a descoberta de jovens talentos que conquistam o seu espaço, ao lado de artistas já conhecidos e renomados internacionalmente. 
Cibele Pilla (SP-Brasil), apresenta a sua arte de forma abstrata sob um suporte não muito comum utilizado pelos artistas: a lona de caminhão. Cheias de marcas, remendos, digitais e memória, as lonas de caminhão recicladas por Cibele passam a ter uma nova vestimenta, recebendo o colorido em nuances diversas e que interagem com o todo. Cibele recebeu em 2010 a menção honrosa “Arte Sustentável” em Barcelona pela importância de reutilizar materiais muitas vezes considerados inúteis. 
Denise Pitágoras (BA-Brasil), gravadora desde a década de 70, apresenta um projeto que realizou especificamente para essa exposição. Denise vai mostrar a junção de vários tipos de gravura como a xilogravura, litogravura, monotipia, linoleografia e serigrafia no universo compositivo da contemporaneidade associando a arte e tecnologia com o intuito de contrastar a realidade social atual com deusas, mitos e símbolos que evocam a espiritualidade. 
Heloiza Azevedo (França), biógrafa, educadora com especialização em Arte e Cidade e Arte Contemporânea Portuguesa, e comissária de arte. Heloiza participa da exposição com um de seus primeiros trabalhos, apresentando uma leitura inspirada nas obras do artista plástico alemão Bernd Klimmer. Adepta da arte sustentável, reutilizou pedaços de papel cartão reciclados, colados, massa e tinta acrílica sobre tela para ilustrar uma das regiões de NY. 
Jane Hilda Badaró (BA-Brasil), advogada, professora de Direito, jornalista, e pintora Naif. Sua pintura é solta, simples, com cores fortes e vibrantes, e denotam alegria. Participou em outubro de 2012 do Salão Internacional de Arte Contemporânea, no Carrousel Du Louvre, em Paris. Nesta coletiva apresenta cenas de “Gabriela Cravo e Canela”- uma das obras mais famosas do grande escritor brasileiro Jorge Amado- em duas telas onde os personagens expressam características e vestimentas da época áurea da cultura cacaueira no Sul da Bahia. Mostra também a tela “Portal da Paz” da série de seus trabalhos cuja abordagem são os bons sentimentos humanos frente aos grandes encantos da natureza. 
João de Oliveira (SP-Brasil), arquiteto, especialista em programação visual, realizou diversas interferências urbanas em paredes de edifícios do Rio de Janeiro. Para a exposição de Paris, João ira apresentar quadros da série Cri An Ci Ces com a proposta de conduzir o espectador ao Mundo mágico das crianças, evocando uma viagem interior de nosso passado infantil, muitas vezes adormecido dentro de todos nós. 
Julia Dijkstra (Holanda), em 2013, a artista plástica vai estrear na cidade luz e promete encantar os olhares dos espectadores com sua arte extremamente expressiva, com traços marcantes e que apresenta temas reflexivos sobre a fauna e meio ambiente. 
Marilda Dib (SP-Brasil), assistente social e formada pela Escola Panamericana de Arte e design, escultora conhecida Internacionalmente, participa com 3 peças em resina e que apresentam formas delicadas com temas provocativos que nos embarcam na feminilidade e em reflexões primordiais e representativas presentes no ato de criar e nas belezas da vida. 
Nato L. (SP-Brasil), publicitário, fotógrafo, designer gráfico e artista plástico desde 1986. Apaixonado desde criança pelo mais antigo transporte de cargas, Nato coleciona diversos carros de boi centenários e os retrata em seus trabalhos, impregnados de histórias, memórias, formas, cores, ritmos e texturas. Cenas do passado se tornam paisagens cheias de realismo irradiadas em nuances de marron, iluminadas e as vezes sombreadas. 
Morenu (Dr.Gustavo Rincon Morenu – (DF-Brasil), pintor desde 1979, autor de trabalhos presentes em coleções particulares de diversos países, participou de exposições, individuais, coletivas e salões de arte nacionais e internacionais. Tem como característica marcante em sua obra a busca constante da forma de expressão humana mais significativa capaz de moldar novos conceitos. Seu primeiro contato artístico com a escultura, agiu como fio condutor essencial para suas escolhas e realizações. Apaixonado pelos desafios da medicina, elegeu a cirurgia plástica, como profissão capaz de interagir com a arte. Para Morenu, “a arte e a medicina são canais de criação inseparáveis, um universo criativo, responsável por escolhas determinantes do futuro individual e coletivo”. 
Rose Schauerte (Alemanha), nasceu no Rio de Janeiro, formada em pedagogia, pintora e professora de desenho se especializou na restauração artística, brincando com o antigo e moderno. Seus trabalhos têm como suporte a resina, a tela e a madeira. Suas obras fazem parte de diversas coleções particulares e públicas no mundo. O trabalho da artista integra a simplicidade, detalhes e memórias de uma vida inteira, provocando ao observa dor emoções que aquecem o coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário