quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Ondas gigantes deixam Fernando de Noronha em alerta máximo



ondas de até cinco metros atingem Fernando de Noronha - Leo Veras / Governo do Estado de Pernambuco / Divulgação
RECIFE — Um dos mais badalados roteiros turísticos do país, Fernando de Noronha, a 543 quilômetros da capital pernambucana, está em alerta máximo devido a ondas gigantes que atingem o litoral desde a noite desta terça-feira. As ondulações, conhecidas como “Swell”, têm afastado banhistas e até mesmo surfistas das praias da região. Durante a noite, o porto de Fernando de Noronha chegou a ficar inundado, provocando colisões entre dez embarcações que estavam ancoradas para reparo. Na manhã desta quarta, o porto teve de ser interditado.

A administração do arquipélago utilizou tratores para retirar as embarcações da área. No entanto, outra onda gigante, ocorrida durante esta madrugada, destruiu quatro barcos. O J.Pelanca, o Mar da Amônia, o Juca I e o Bita — utilizados em pesca ou passeios — sucumbiram ao movimento das ondas. De acordo com a administração do porto, o molhe construído no arquipélago para conter as ondas evitou que as estruturas do porto fossem destruídas.
As praias de Fernando de Noronha não estão oficialmente interditadas, mas o banho é desaconselhado em pelo menos 14 delas, inclusive as mais procuradas, como a do Cachorro, a do Meio, a da Conceição, a do Boldró, Baía do Sancho e Baía dos Golfinhos.
Noronha recebe cerca de 5 mil turistas por mês na alta estação. De acordo com a administração do arquipélago, as ondas atingem mais de cinco metros de altura. Por isso, a prática de surfe também não é recomendada.
Frequente nesta época do ano, o fenômeno era esperado para a noite desta quarta-feira, mas chegou um dia antes. As praias onde o fenômeno vem sendo observado ficam no chamado mar de dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário