terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Ilhéus vira opção para quem quer fugir dos agitos do Carnaval




Em virtude dos problemas econômicos encontrados pelo atual governo municipal, o prefeito Jabes Ribeiro decidiu não realizar o Carnaval de Ilhéus 2013. Com isso, a cidade se tornou uma excelente opção para turistas da Bahia e de várias partes do Brasil que desejam fugir dos agitos da festa (9 a 12 de fevereiro) para curtir dias de maior tranqüilidade. Além de seu rico acervo de recursos naturais, composto por praias, rios, lagoas e cachoeiras, o município também é marcado por um vasto patrimônio cultural, que inclui igrejas, museus, casarões e fazendas e fábricas de cacau.
Na visão do secretário de Turismo, Alcides Kruschewsky, a tendência é que a rede hoteleira da cidade registre, durante os quatro dias de Carnaval, uma taxa de ocupação próxima dos 100%. “Com certeza, teremos em Ilhéus, mais uma vez, a exemplo de outros anos, uma grande massa de turistas, ávida por descansar e desfrutar de nossas praias”, espera, ressaltando, ainda, a importância dos atrativos histórico-culturais do município. 

Com mais de 80 quilômetros de extensão, o litoral de Ilhéus é um dos principais destaques da cidade. A região norte, marcada por alguns vilarejos de pescadores e por trechos ainda pouco explorados, inclui as praias de Mamoam, Luzimares, São Miguel, São Domingos e Ponta da Tulha. Por sua vez, a área central apresenta as praias da Concha e do Cristo, localizadas nas proximidades do Morro de Pernambuco e da Baía do Pontal.


Já a zona sul da cidade reserva para nativos e visitantes as famosas praias dos Milionários e do Cururupe, entre diversas outras. Além de uma ótima estrutura, com inúmeras cabanas, o lugar é marcado por deslumbrantes coqueirais e por uma belíssima faixa de areia fina, cenário ideal para um delicioso banho de mar. Em Olivença, ainda no sul da cidade, os destaques ficam por conta das praias de Batuba, palco de grandes eventos, e Back Door, paraíso de surfistas locais e de várias partes do Brasil. Um capítulo à parte é o Balneário de Olivença, conjunto de piscinas e cachoeiras artificiais que oferece banhos de águas ferruginosas e ricas em iodo e magnésio.

Ecologia – Para quem gosta de aventuras, o município oferece um verdadeiro santuário ecológico tropical, abrigando uma das maiores florestas urbanas do Brasil, com mata primária e riquíssima biodiversidade: o Parque da Boa Esperança. Também compõem esse acervo exuberante fazendas de cacau, áreas de manguezal, lagoas, restingas, rios, ilhas fluviais e marítimas, vegetação exuberante e uma imensa diversidade de fauna e flora.

Um dos atrativos do turismo ecológico é a Lagoa Encantada. Ao todo, são 14 quilômetros quadrados de espelho d’água, cercados por Mata Atlântica, ilhas flutuantes, fazendas de cacau, vila de pescadores e uma significativa diversidade animal. Envolvida por uma Área de Preservação Ambiental (APA) e marcada por inúmeras lendas e ‘estórias’, a Lagoa Encantada oferece passeios de barcos que levam a lugares inacreditáveis, como um suntuoso conjunto de quedas d’água. Além disso, adeptos do rapel encontram no cânion da Cachoeira do Apepique, também localizada nos arredores, as condições perfeitas para a prática desse tipo de esporte radical.

Magia - Outro ponto alto de Ilhéus é a atmosfera mágica encontrada em cada esquina da cidade, eternizada pela obra de Jorge Amado e disseminada por filmes, novelas e peças de teatro. Além das famosas fazendas de cacau, que já foram cenários de diversas produções, o turista que vem ao município tem a oportunidade de entrar em contato com o universo amadiano. O Quarteirão Jorge Amado inclui o Bataclan, antiga casa noturna que representou o apogeu do cacau na década de 20, e o Bar Vesúvio, cujos proprietários inspiraram o escritor a criar as personagens ‘Gabriela’ e ‘Nacib’.

Ainda no bojo do roteiro amadiano, o visitante tem a chance de conhecer a Casa de Cultura que leva o nome do escritor e que foi construída na década de 20 por seu pai, João Amado de Farias. O imóvel, que abriga um interessante acervo de Jorge, possui uma linda pintura artística no teto, azulejos portugueses e um piso trabalhado em madeiras nobres da região. Outro destaque do Quarteirão é a Casa de Tonico Pessoa, filho do Coronel Antônio Pessoa, que inspirou a criação do personagem Tonico Bastos.

História e Arquitetura – Com quase 500 anos de existência, Ilhéus possui um riquíssimo conjunto de prédios públicos que contam um pouco da história do município. Construído em 1905 sobre as ruínas do Colégio Jesuíta para receber a Intendência Municipal, o Palácio Paranaguá, que hoje abriga a sede do Poder Executivo ilheense, foi inaugurado em dezembro de 1907. Já o Palacete Misael Tavares, cujo prédio pertence atualmente à Loja Maçônica Regeneração Sul Baiana, foi inaugurado em 1922.

Nesse diapasão, também se encontram a Casa dos Artistas, antiga residência do coronel Domingos Adami de Sá e que hoje funciona como um espaço para exposições de artesãos, escultores e artistas plásticos da região, e o Ilhéus Hotel, construído em 1930 para hospedar viajantes e comerciantes que desembarcavam no Porto. Um quinto ícone histórico-arquitetônico da cidade é o Teatro Municipal, considerado até hoje como um dos mais importantes e tradicionais do interior do Nordeste. Inaugurado em 1932, o então cine-teatro recebeu companhias renomadas, sendo palco de grandes e inesquecíveis espetáculos. Depois de um período de abandono, foi recuperado em 1986 durante o primeiro mandato (83-88) do prefeito Jabes Ribeiro, que já estuda um novo projeto de revitalização para o espaço.
Ícones da fé – Outra atração bastante elogiada por turistas é o conjunto de templos e igrejas existente no município. No distrito de Rio do Engenho, o visitante tem a oportunidade de conhecer a capela de Senhora Santana, erguida no século XVII e considerada a terceira capela rural mais antiga do país. O espaço, que pertenceu à família de Mem de Sá, encontra-se tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Além da capela de Senhora Santana, o município ainda possui a Catedral de São Sebastião, construída em estilo neoclássico, com vitrais artísticos que reproduzem cenas bíblicas, o Convento de Nossa Senhora da Piedade, edificado em estilo neogótico, e a Igreja Matriz de São Jorge dos Ilhéus, erguida na segunda década do século XVIII em estilo barroco-colonial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário