sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

“Gigante dos Mares” aporta em Ilhéus e comandante recebe homenagens

O transatlântico Fantasia, da MSC Cruzeiros, conhecido como o “Gigante dos Mares”, aportou nesta terça-feira (11) no Porto de Ilhéus pela primeira vez. Enquanto os cruzeiristas aproveitavam as belezas da cidade, rica e histórias e belezas naturais, o comandante Giuliano Bossi e a gerente de Operações da MSC, Márcia Leite, recepcionaram autoridades e convidados para comemorar a inclusão de Ilhéus no roteiro do maior transatlântico da companhia. 
Para o comandante Guiliano Bossi, a inserção de Ilhéus no roteiro do Fantasia foi um sonho acalentado há mais de um ano e concretizado de forma bastante positiva no ano em que se comemora o Centenário do escritor Jorge Amado. “Apesar de ter nascido na Itália, meu coração pertence ao Brasil, meu espírito está na Bahia e minha alma e todo o meu ser se encontram nas ‘terras do sem fim’”, disse, numa alusão às histórias da região, contadas por Jorge Amado.


Profundo conhecedor da história regional, o comandante Guiliano Bossi revelou a importância do cacau no desenvolvimento de Ilhéus, inclusive para a implantação do porto, um dos vetores da economia, que se encontrava prejudicado depois do ataque da vassoura-de-bruxa aos cacauais baianos. “Agora, a MSC toma medidas no sentido de revigorar a economia ilheense através do turismo. Ainda mais agora no centenário de Jorge, que eu esperava revê-lo neste porto para oferecer-lhe o maior e mais bonito navio do mundo”, brincou. 
Na opinião da diretora de operações Márcia Leite, a MSC se sente muito satisfeita e honrada em trazer para Ilhéus o Fantasia, superando desafios com os parceiros, a exemplo do prefeito Newton Lima, das autoridades portuárias, da praticagem e dos operadores de turismo, a exemplo de Alfredo Landim. “Todos contribuíram de forma magnífica e o que era um sonho do nosso comandante ser transformado em realidade”, ressaltou a diretora. 
Representando o prefeito Newton Lima, o secretário da Segurança, Transporte e Trânsito, Clóvis Cunha, leu uma mensagem enviada pelo prefeito ao comandante Guiliano Bossi, na qual ressaltava o empenho do “italiano de alma ilheense” em promover Ilhéus em todo o mundo. “Esse nosso conterrâneo é o maior divulgador de nossa terra pelo mundo afora, contando as histórias de Jorge Amado, exaltando os seus personagens e mostrando o que temos de bom e belo para se ver, a exemplo de nossas praias, nossa comida típica e o povo acolhedor”, escreveu o prefeito. 
Homenagens - Para o secretário Municipal do Turismo, Paulo Moreira, Ilhéus se sente feliz com as constantes vindas do comandante Bossi, agora com a alegria redobrada, com a chegada dele no maior e mais belo transatlântico da MSC Turismo. “São dois grandes parceiros que Ilhéus tem tido nos últimos anos: o comandante Guiliano Bossi e a diretora de operações Márcia Leite, que têm feito todo o esforço possível para ampliar a participação de nossa cidade no cenário turístico nacional”, agradeceu. 
Para o diretor da agência de viagens Encantur, Alfredo Landim, chegou a hora de todos os segmentos do turismo ilheense começar a retribuir a parceria mantida com a MSC Cruzeiro, através da diretora Márcia Leite e do Comandante Guiliano Bossi. Esse reconhecimento foi feito através da troca de placas homenageando pelos serviços prestados ao turismo de Ilhéus. 
Outra honraria prestada ao comandante Guiliano Bossi foi prestada pela Câmara Municipal de Ilhéus, conferindo-lhe o Título de Cidadão Ilheense, projeto de autoria do vereador Marcos Flávio Rhem da Silva. O Título de Cidadão foi entregue durante a solenidade por uma Comissão formada pelos vereadores Edivaldo Nascimento (presidente), Reynaldo Oliveira (vice-presidente), Valmir Freitas (primeiro-secretário), Tarcísio Paixão (segundo-secretário) e Jailson Nascimento. 

Vinda do navio Fantasia foi precedida de planejamento 
Assim que tomou conhecimento de que o maior e mais bonito navio de passageiros da MSC, o Fantasia, que iria comandar, somente atracaria em 2012 nos portos de Salvador, Rio de Janeiro e Santos, Guiliano Bossi solicitou à diretora de Operações, Márcia Leite, uma reunião em Ilhéus, com a finalidade de viabilizar uma das paradas na cidade. Finalmente, em 2 fevereiro de 2012, o encontro foi realizado à bordo do navio Orchestra, com a presença do prefeito Newton Lima, autoridades portuárias e operadores de viagens. 
Com capacidade para acomodar 4.400 turistas, o Fantasia mede 333 metros de comprimento, 73 metros de altura, dividido em 16 andares mais áreas de porões, possui uma tripulação formada por 1.400 pessoas e depende de um calado mínimo de 9,30m para atração. “Esses números são bastante significantes para a MSC Cruzeiros, que se preocupa com a infraestrutura e a logística de atendimento, no sentido de que os turistas aproveitem o máximo de cada cidade, inclusive Ilhéus”, ressaltou Márcia Leite. 
À época, o prefeito Newton Lima ressaltou o interesse de Ilhéus em ampliar a participação no turismo de cruzeiro e para isso algumas iniciativas estão sendo realizadas, a exemplo da abertura de novos locais de visitação. “Junto com as operadores de turismo, estamos incentivando proprietários de fazendas a investir no turismo rural, bem como promovendo ações de conscientização junto aos empresários do ramo turísticos, como bares, restaurantes e hotéis. Outra ação que temos feito junto com outros parceiros é a capacitação de guias e motoristas de vans e táxis, para que prestem um serviço de qualidade ao turista”, ressaltou. 
Guiliano Bossi – Nascido em Manorala (Aldeias Cinque Terre), no Norte da Itália, Guiliano Bossi iniciou sua carreira em 1963, aos 18 anos, e em 1965 desembarcou pela primeira vez no Brasil (Rio de Janeiro), integrando a equipe de um navio cargueiro. Em 1966, já como 3º Oficial, passou quatro meses no Porto de Salvador, ocasião em que conheceu, no Mercado Modelo, a “mamorixá” Rosa de Oxalá, que lhe mostrou as primeiras referências da cultura baiana, a exemplo do sincretismo religioso – candomblé e santos da Igreja Católica, além da gastronomia. 
Rosa de Oxalá também presenteou Bossi com cinco livros do escritor Jorge Amado e, assim que leu os livros, se apaixonou pelo escritor e pela Bahia. Com a leitura, sobre a história dos frutos de ouro, a cidade de Ilhéus, a terra do cacau passou a ser a sua preferida. Com essa paixão repentina, adquiriu toda a obra de Jorge e passou a conviver com os seus personagens. “Quando venho a Ilhéus me encontro com Jorge Amado em sua casa, vou ao Vesúvio e vejo Gabriela e Nacib e ainda vou ao Bataclan me encontrar com Maria Machadão”, costuma dizer Bossi. 
Em 1978 concluiu o exame de capitão de longo curso, integrando equipes de comando de navios de passageiros, dando a volta ao mundo por 18 vezes, sendo sete delas como comandante. Fala oito idiomas, inclusive chinês e português, este com fluência. Numas de suas viagens, ao conversar com os dois passageiros, disse que assim que chegasse a Salvador iria comer um acarajé. Foi quando um dos passageiros lhe perguntou: “Será que esse acarajé é semelhante àquele descrito em meu pai em seus livros?”. Foi quando Bossi retrucou: “Quem é seu pai”. “Jorge Amado”, respondeu. Bossi acabava de conhecer os dois filhos de Jorge Amado – Jorge e Paloma. Ironia do destino. 
O encontro com os filhos de Jorge transformou-se num dos fatos mais marcantes do comandante Bossi, selando, assim, o seu amor por Ilhéus, cidade que ele considera tão bela e acolhedora. Em todos os seus pronunciamentos nos navios que comanda e que o destino é o Brasil costuma dizer: “Nasci na Itália, meu coração pertence ao Brasil, mas minha alma e todo o meu ser se encontram mesmos é nas ‘Terras do Sem Fim’”, conclui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário