segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Aberto o debate sobre violência contra as mulheres no Sul da Bahia

I° Conferência das Mulheres em Itacaré dias 8-9. De Dezembro 2012 
Pela primeira vez, ativistas e lideres do movimento em defesa dos direitos das mulheres de 10 municípios da região se encontraram para debater temas como a violência, inclusão sócio-política e fomento a programas de geração de renda e emprego para mulheres. A I° Conferência das Mulheres do Sul da Bahia, articulada com a campanha mundial contra a violência às mulheres, reuniu 120 mulheres que formaram uma rede regional para fortalecer o diálogo e promover a efetiva implantação da igualdade de gênero.
Assim, o grupo se posicionou sobre as políticas públicas para as Mulheres, destacando inclusive a preocupação pelos impactos, no espaço regional, dos grandes eventos que virão, como a copa do mundo e as olimpíadas.
O encontro aconteceu em Itacaré, nos dias 8 e 9 de dezembro, quando foram apresentadas informações atualizadas sobre a estrutura e ações da recém-criada secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM), e realizadas palestras e workshops com eixos temáticos específicos. Diversos segmentos estiveram representados, a exemplo das mulheres do campo e da floresta, quilombolas e indígenas, além de entidades organizadas de várias cidades regionais. Durante as sessões foram discutidas soluções para garantir a defesa dos direitos e o combate à violência contra as mulheres sul-baianas. 

Na tarde do primeiro dia, uma mesa redonda tratou de temas específicos como violência, saúde da mulher, fomento à independência econômica e incentivo à inclusão as mulheres na política, com a participação de convidadas de entidades civis e governamentais. Participaram como palestrantes a representante da SPM, Rita Souza, a Delegada da DEAM/Ilhéus, Dra. Ângela Lopes, a representante da SECULT do Macro-território Sul, Raquel Galvão, a gerente do SENAC, Graça Souza, a coordenadora do CEAFRO-UFBa, Vilma Reis, e a assessora da Senadora Lidice da Mata, Lena Souza, entre outras.
No segundo dia o encontro prosseguiu com grupos de trabalho em torno dos eixos temáticos, cujas propostas foram organizadas por grupos de sistematização a fim de subsidiar a redação dos documentos finais de reivindicações políticas para serem entregues às autoridades e instituições responsáveis pelas questões debatidas. Segundo o Coletivo de mulheres do Sul da Bahia, que coordenou a iniciativa, as trocas de experiências e informações entre as participantes foram um ponto muito positivo e permitiram a estruturação de plataformas colaborativas. A programação incluiu apresentações culturais do grupo de percussão Didás e de artistas locais. Ao final, deliberou-se pela realização de uma segunda conferência pelo ano que vem.
Itacaré,17/12/2012
(Informações: Ponto de Cultura Libélula, Itacaré – WWW. tribodasmeninas.org)
Tel:73-91127549 e-mail:www.tribodasmeninas@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário