terça-feira, 27 de novembro de 2012

Estado vai construir novo Hospital em Ilhéus

O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, reafirmou na última sexta-feira (23), durante solenidade de enceramento do curso de especialização em gestão hospitalar, no auditório da Justiça Federal, que um novo hospital regional será construído em Ilhéus. Trata-se do Hospital Regional da Costa do Cacau, que será implantado numa área de 102.071 metros quadrados situada no bairro do Banco da Vitória, no espaço onde funciona hoje o porto seco da Petrobrás. Jorge Solla também destacou o empenho da Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias municipais da Administração e da Saúde, no sentido de viabilizar o entendimento junto a Petrobrás visando a concessão do uso da área para que as obras do novo hospital sejam iniciadas. 
Para o secretário Jorge Solla, o Hospital Regional da Costa do Cacau surge como uma estratégia de reestruturação da rede de urgência no estado da Bahia. O prefeito Newton Lima também avalia a construção do novo hospital regional como um grande avanço para a melhoria da qualidade do atendimento de saúde na região. Vale ressaltar que mesmo com a construção da nova unidade, o Hospital Geral Luiz Vianna Filho continuará atendendo normalmente, com serviços de urgência e emergência. Atualmente Ilhéus possui pactuação para o atendimento hospitalar dos habitantes de 29 municípios regionais, além da sua própria população, daí a necessidade de se construir um novo hospital regional. 
O secretário municipal da Saúde, Ronaldo Lavigne, informou que o Hospital Regional da Costa do Cacau ficará situado em uma área estratégica para garantir e facilitar o atendimento de pacientes dos mais diversos municípios da região. Tudo isso sem contar com a proximidade com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o que vai facilitar ara que os estudantes possam fazer residências e estágiosnesse novo hospital, melhorando ainda mais o atendimento para a população e ampliando os conhecimentos dos universitários. 
Para garantir a liberação da área do novo hospital, a Prefeitura de Ilhéus já manteve contatos com a direção da Petrobrás informando sobre o interesse e a necessidade da ocupação do terreno. O prefeito Newton Lima adiantou que a Procuradoria Geral do Município já está elaborando a minuta do distrato da concessão de uso da área. Newton Lima acredita que a Petrobrás concordará com a devolução da área, tendo em vista a importância do projeto e o alcance social do novo Hospital Regional da Costa do Cacau. O contrato de concessão do direito real de uso do imóvel será pelo prazo de 20 anos, renovável por igual período. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário