sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Diário da CNBB


REFLEXÃO
O Evangelho de hoje nos mostra que precisamos reconhecer a presença do Reino de Deus no meio dos homens para que possamos reconhecer a presença de Jesus em nosso meio. E vamos encontrar Jesus presente no meio de nós nos que sofrem, que são rejeitados, que são excluídos da sociedade. A sociedade não quer viver os valores do Reino de Deus e vive do egoísmo, do acúmulo de bens, da busca desenfreada de poder e de prazer, da escravidão dos vícios, etc. Os membros dessa sociedade vivem uma fé superficial, materialista, mesquinha e descompromissada, que faz com que queiram ver Jesus, mas não possam vê-lo, pois não o reconhecem nos pobres e necessitados.
NOTÍCIAS


"O bispo auxiliar é chamado a participar da solicitude do bispo diocesano e a desempenhar seu múnus em harmonia", afirma o cardeal arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis, em mensagem dirigida ao novo bispo auxiliar de sua arquidiocese, o missionário redentoristas, padre Darci Nicioli, nomeado nesta quarta-feira, 14 de novembro, pelo Papa Bento XVI.
Leia a Mensagem na íntegra:

Atendendo ao nosso pedido, para satisfazer melhor as necessidades pastorais da Arquidiocese, o Santo Padre Bento XVI concedeu-nos, benignamente, um bispo auxiliar na pessoa do Revmo. Padre Darci José Nicioli, CSsR, atual Reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Como colaborador do bispo diocesano, o bispo auxiliar exerce o múnus episcopal como serviço a toda a diocese. É um irmão que colabora e caminha lado a lado com o bispo diocesano na missão de pastor, de servidor, a exemplo de Jesus, o Bom Pastor, que veio para servir e não para ser servido.
São mãos que se unem para a promoção do bem do Povo de Deus e da Igreja de Cristo. O bispo auxiliar é chamado a participar da solicitude do bispo diocesano e a desempenhar seu múnus em harmonia com ele em trabalho e espírito. Ele presta um serviço à Igreja presente no território da diocese, ao colocar-se ao lado do bispo diocesano, e ao trabalhar com ele em unidade, respeito e total comunhão. Cabe a ele exercer seu episcopado abraçando com amor e dedicação a caminhada e a vida da Igreja local. Como todo ofício e múnus exercido na Igreja de Cristo, o bispo auxiliar como sucessor dos Apóstolos, participa da missão salvífica confiada à Igreja pelo próprio Salvador.
Agradecemos, de coração, ao Sumo Pontífice pela acolhida ao nosso pedido. Ao Padre Darci José Nicioli, que já exerceu a função de ecônomo do Santuário Nacional e hoje é seu Reitor, nossos cumprimentos pela sua disponibilidade a serviço do Reino e as nossas mais fraternas boas-vindas ao colégio episcopal, à CNBB, e à Arquidiocese de Aparecida, como bispo auxiliar. O Espírito Santo o ilumine e o fortaleça no seu ministério episcopal e a Virgem da Conceição Aparecida, sob cujo manto inicia sua nova missão, o proteja sempre.
Aparecida, 14 de novembro de 2012.
Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida, SP
Presidente da CNBB

Faltam poucos dias para o início do Congresso Internacional Ecclesia in America, que se realizará no Vaticano de 9 a 12 de dezembro. Este encontro é promovido pela Pontifícia Comissão para América Latina, os Cavaleiros de Colombo e o Instituto Superior de Estudos Guadalupanos. Reunirá cardeais, bispos, religiosos e leigos de toda a América e do Vaticano.
A finalidade do Congresso é comemorar os 15 anos da Exortação Apostólica Ecclesia in America, do Beato João Paulo II. Trata-se de um dos primeiros grandes eventos do Ano da Fé, inaugurado por Bento XVI em outubro passado e também estará marcado por uma forte presença mariana-guadalupana, pois se realizará sob o signo de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América.
Nossa Senhora de Guadalupe, aliás, está no título do Congresso, que é “Ecclesia in América: nas pegadas da exortação pós-sinodal sob a intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe, Estrela da Nova Evangelização e Mãe da Civilização do Amor”.
O Secretário da CAL, Dr. Guzmán Carriquiry, referiu recentemente em declarações à Agência Aciprensa que se trata de uma proposta “muito exigente, porém ao mesmo tempo uma experiência que nos parece muito fascinante e muito oportuna”.
No primeiro dia do evento, 9 de dezembro, na memória litúrgica de São Juan Diego, o Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Card. Marc Ouellet, presidirá a celebração eucarística na Basílica de S. Pedro. Ao final, o Papa Bento XVI irá até a Basílica e pronunciará uma breve saudação.

Na manhã desta quinta-feira, 15 de novembro, na catedral de Nossa Senhora do Carmo em Jaboticabal (SP), foi sepultado o bispo emérito, falecido ontem, dom Luiz Eugênio Perez. O bispo diocesano, dom Antonio Fernando Brochini dirigiu carta de condolências ao clero e ao povo.
Leia a carta de dom Brochini:
“Eu sou a ressurreição e a vida: quem crê em Mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive e crê em Mim nunca morrerá”
Queridos presbíteros, amados diocesanos, na certeza da ressurreição, venho através deste, com grande pesar em meu coração, comunicar a todos o falecimento de nosso querido bispo emérito, Dom Luiz Eugênio Perez, ocorrido nesta manhã, no Hospital São Paulo, na cidade de Ribeirão Preto.
Neste momento de dor, mas também de confiança no Senhor, peço a oração de todos em favor de sua alma e também pelos seus familiares.
O corpo de Dom Luiz será velado na Sé Catedral Nossa Senhora do Carmo de Jaboticabal. Amanhã, 15 de novembro, será celebrada missa de corpo presente às 09:00 e em seguida o seu sepultamento na cripta da Sé Catedral.
Dom Antonio Fernando Brochini, CSSBispo Diocesano
Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B

Nenhum comentário:

Postar um comentário