segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Dengue: índice de infestação predial em Ilhéus é de 9%

Em outubro a equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde realizou o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Lira) e já conta com novos dados sobre a dengue em Ilhéus. Segundo o levantamento, o índice geral do município foi de 4,7% apresentando uma redução em relação ao último Lira, que obteve um índice predial de 9%. 
Neste ano, Ilhéus realizou o Lira nos meses de janeiro, março e outubro. Os bairros com maior índice de infestação foram o Alto do Coqueiro (32,1), Alto da Boa Vontade (20,4), Alto do Carvalho (17,5), Basílio (13,5) e Salobrinho (11,7). A coordenação de endemias vem realizando ações diversas que vão desde o combate e prevenção em imóveis e locais da cidade até ações educativas junto à população. 
A intenção é intensificar o ritmo regular de trabalho contra a dengue, no intuito de enfrentar possíveis epidemias principalmente para a época do verão. Após avaliação dos resultados alcançados neste último Lira, novas ações e estratégias serão programadas para o combate ao vetor, principalmente nos bairros com maiores índices. 
Umas das ações realizadas é o uso da máquina costal (fumacê – transportado por agentes) para o bloqueio ao vetor da doença. Os locais são escolhidos após a verificação das notificações em hospitais e clínicas que são acompanhadas semanalmente pela vigilância epidemiológica. A equipe de educação também realiza ações específicas, objetivando a conscientização da população quanto as formas de prevenção contra a dengue. 
O coordenador de endemias, Paulo Barbosa, destaca a importância da mobilização social em torno desta causa. “Grande maioria dos focos de mosquito está em imóveis residenciais, e por isso é preciso que a população fique atenta as formas de prevenção para não permitir a proliferação da doença”, ressalta. Manter os quintais limpos, evitando locais com água parada é uma forma eficaz de se prevenir. Através do telefone, população pode tirar dúvidas e fazer denúncias sobre focos da dengue através dos telefones (73) 3231-7880/3231-6990. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário