terça-feira, 6 de novembro de 2012

Cineclube Équio Reis exibe dois curtas nesta terça-feira

O Cineclube Équio Reis exibe mais dois curtas produzidos pelo curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Nesta terça-feira (06), a partir das 19 horas, o público poderá conferir “Nos trilhos do tempo”, de Rackel Rocha, e “Encanto das Águas”, de Larissa Sobral e Marcela Falcão. A sessão acontece na Casa dos Artistas de Ilhéus e a entrada é franca.
A exibição dos vídeos dos acadêmicos da Uesc é fruto da parceria entre o Núcleo de Produção Audiovisual do Teatro Popular de Ilhéus e o curso de Comunicação Social. Até fevereiro de 2013, durante todas as terças-feiras, serão projetados curtas-metragens feitos pelos acadêmicos, seguidos de debates com convidados.
No último dia 30, estiveram em cartaz os vídeos “Nossa Casa TMI” e “Cumpadi Zé Tiro Seco”, ambos de autoria dos ex-alunos Telmo Figueiredo e Heuger Campos. Os professores Rita Virgínia, Valéria Amim e Afredo Vilas Boas participaram da mesa redonda intitulada “A identidade regional no vídeo”.
A presença especial da última sessão do Cineclube foi a de Altamiro Viana, que dá vida à figura de Zé Tiro Seco há 49 anos. O radialista foi tema de um dos vídeos e falou sobre como é fazer um programa caipira que faz parte da história regional e criou lendas memoráveis, como a da baleia encalhada na praia da Avenida Soares Lopes.
O bem humorado radialista ainda explicou como criou o nome do seu personagem. “Zé Tiro Seco não é um apelido, é um nome radiofônico”, ressaltou. Segundo Viana, na época, um dos craques do Colo Colo era José Cassimiro, de quem ele pegou o “Zé”. Como o locutor servia o Tiro de Guerra, acrescentou o “Tiro”. E, “seco”, foi porque era muito magro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário