quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A detecção precoce do câncer é o melhor caminho para a cura

Estudos comprovam que detectado precocemente o câncer infantojuvenil pode chegar a 85% de cura. 
No próximo dia 23 de novembro (sexta-feira) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI). Em todo o país, instituições que apoiam crianças e adolescentes com câncer realizam ações de conscientização visando chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce. 
O câncer é a primeira causa de morte por doença na faixa de 5 a 18 anos de idade. No passado, as chances de cura chegavam a 15%. Atualmente, com o desenvolvimento de programas com foco na detecção precoce, esse índice aumentou para 65% podendo chegar a 85% em alguns casos. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima a ocorrência de 11.530 novos casos da doença só em 2012. 
Esta data foi instituída em 2008, e têm como objetivo estimular ações preventivas e educativas para o alerta aos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. 
Sobre o GACC 
O Grupo de Apoio à Criança com Câncer Sul Bahia (GACC Sul Bahia) é uma instituição filantrópica que há 16 anos presta suporte a crianças e adolescentes que vêm à cidade de Itabuna realizar o tratamento oncológico. O GACC oferece ao paciente e seu acompanhante: hospedagem e alimentação; transporte; autorização para exames e consultas; medicamentos; encaminhamento para outros centros, quando necessário; acompanhamento pedagógico; atividades culturais e de lazer. 
Fundado em 06 de outubro de 1996, a partir da iniciativa de médicos oncologistas e pais de pacientes. Iniciou suas atividades com reuniões que eram realizadas em uma sala cedida pela clínica de quimioterapia onde as crianças se tratavam. Atualmente, conta com sede própria doada pela prefeitura local em 1998, duas vezes reformada (1999 e 2003). 
Ao longo destes 16 anos de trajetória, o GACC Sul Bahia conquistou ainda: enfermaria exclusiva para a Oncologia Pediátrica no Hospital Manoel Novaes, reformada e ampliada em 2005; recursos e início das obras para a construção do Ambulatório de Onco-Hematologia Pediátrica, que tem previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2013; elaboração e desenvolvimento do projeto de Detecção Precoce em Oncologia Pediátrica, que objetiva capacitar profissionais da atenção básica em saúde para os sinais e sintomas da doença (o diagnóstico precoce é a principal arma de combate à doença) e o NEOOP _Núcleo de Estudo e Orientação em Oncologia Pediátrica_ em parceria com a universidade estadual local. 
Hoje, um dos maiores desafios da instituição é a finalização das obras da Casa de Apoio Clara Kauark. Situada na Rua Europa Unida, 76, Vila Zara, a nova casa de apoio consta dos seguintes espaços: Canto de Convivência, com salas de Psicologia, Serviço Social, Espaço do Voluntário, além de cozinha, refeitório e sala de Tv (este espaço atualmente vem sendo utilizado para a hospedagem das crianças e seus acompanhantes, de forma provisória, até a finalização do módulo de hospedagem); Canto do Aprender, onde funciona a escola, fundamental para a continuidade das atividades escolares das crianças durante o tratamento, favorecendo não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também psicossocial. 
Contará ainda com o Canto do Aconchego, espaço destinado à hospedagem. Com obras recém iniciadas, este espaço contará com 24 quartos (com capacidade para 91 leitos), 19 banheiros, além de sala de jogos, lavanderia, Espaço do Acompanhante, copa. 
A construção do Canto do Aconchego está na sua primeira etapa, que prevê 8 quartos com 32 leitos, 2 banheiros de uso múltiplo (cabines independentes, com capacidade para atender até 21 usuários simultaneamente) e uma copa. O orçamento desta primeira etapa é de R$ 451.692,51. 
Apesar do apoio da comunidade, ainda não temos o total dos recursos necessários para a finalização. Por isso, seguimos agradecendo aos que estão colaborando e também fazendo um apelo àqueles que ainda podem ajudar, pois, como bem colocou Irmã Dulce, acreditamos que “quando cada um faz um pouco, o pouco, de muitos, se soma”. 
VOCÊ TAMBÉM PODE AJUDAR! 
· Depósitos em qualquer valor: 
Caixa Econômica Federal 
Ag: 0070 
Conta Poupança 4602-3/ op. 003 
· Doação de material de construção: pedimos fazer contato pelo 3211-9986 para maiores informações. 
Diagnóstico Precoce 
Quanto mais cedo a doença for detectada, maiores são as chances de cura. Quanto mais cedo o câncer for detectado maior é a chance de cura. O câncer não escolhe raça, cor ou classe social. Por isso fique atento aos sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil. Na batalha pela cura a detecção precoce é a melhor arma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário