sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Igreja Católica de Ilhéus encerra Santas Missões Populares domingo


O bispo da diocese de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, participa da solenidade de encerramento das Santas Missões Populares, nas Paróquias São Jorge e Nossa Senhora de Guadalupe que tiveram o tema “A missão é permanente”. A programação começa às 8 horas deste domingo (28) com missa na Catedral São Sebastião, às 19 horas Procissão Luminosa saindo da Igreja Matriz de São Jorge para Catedral seguida da celebração de encerramento. 
O evento faz parte das comemorações do centenário de Diocese de Ilhéus (em 20 de outubro de 2013), cuja abertura se dará nos dias 08 a 11 de novembro deste ano. As Santas Missões Populares foram, realizadas em todas as paróquias da Diocese. 
Conforme o bispo Dom Mauro Montagnoli, "as Missões Populares estão cumprindo o objetivo de envolver as paróquias, as comunidades, os movimentos e pastorais pelo espírito missionário que deve animar e sustentar toda a ação evangelizadora da Igreja Católica na Diocese de Ilhéus. Além de proporcionar a cada fiel das nossas comunidades a alegre experiência do discipulado como um encontro vivo e significativo com Jesus Cristo." 
Segundo o religioso "a iniciativa diocesana visa promover a formação em todos os níveis para sustentar a conversão pessoal e pastoral dos fieis, formar em cada um a consciência de “pertença” à vida da Igreja, bem como, fortalecer nas comunidades o compromisso permanente com a missão e aprofundar compromisso com o serviço da caridade para a vida plena das pessoas e da natureza" explica o bispo Dom Mauro Montagnoli. 
Santas Missões Populares
POR QUE SANTAS? Porque é a mesma missão de Jesus, o Santo, o ungido pelo Espírito Santo: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me para libertar os oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor” (Lc 4, 18-19). São Santas também porque são um tempo de graça e de salvação. 
POR QUE MISSÕES? Porque é um tempo para ser enviado, andar, sair... Tempo para anunciar e sobretudo, testemunhar a experiência pessoal, íntima e filial de Deus a muitas pessoas que ainda estão excluídas do banquete do reino de Deus, da festa (cf. Lc 14, 15-24).
POR QUE POPULARES? Porque elas acontecem no meio do povo, com a participação direta do povo, tendo em conta os anseios e clamores do povo que luta por mais vida, dignidade, fé e esperança. Jesus também fazia assim: “Percorria todas as cidades e povoados... pregando o Evangelho do reino e curando toda espécie de enfermidades”. 
Serviço: 
O que: Encerramento das Santas Missões Populares nas Paróquias São Jorge e Nossa Senhora de Guadalupe 
Quando: Domingo (28) 
Como e onde: Celebração de Missa (Catedral São Sebastião) 08 horas 
Procissão Luminosa saindo da Igreja Matriz São Jorge para Catedral São Sebastião 19 horas Celebração de encerramento

Um comentário: