sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Governo teme apagão durante exibição do capítulo final de Avenida Brasil


Carminha não disfarça o desprezo que tem pelo pai

(Correio) Enquanto os noveleiros se preparam para as emoções finais de Avenida Brasil, o Operador Nacional do Sistema (ONS) – que coordena a operação de energia no país – está preocupado com um possível apagão após o fim da trama. Em geral, logo após o desfecho há um aumento súbito do consumo de energia, já que todo mundo sai do sofá e vai fazer alguma coisa.
Segunda o operador, haverá folga na geração das usinas e nas linhas de transmissão para dar conta do aumento súbito do consumo de energia elétrica que acontece normalmente após um grande evento, como finais de novela e Copa do Mundo.
Em julho, a novela aumentou o consumo de energia em 4.400 megawatts em 8 minutos. O recorde pertencia ao final do Caminho das Índias, em 2010, com 4.200mw. Para se ter uma ideia, 4 mil mw é a carga do Estado do Paraná ou da cidade do Rio de Janeiro. É como se, em oito minutos, todo mundo de um destes locais usasse energia ao mesmo tempo. Isso acontece porque, após o folhetim, as pessoas costumam retomar suas atividades como tomar banho, abrir a geladeira e acender outras luzes das casas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário