segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Diocese de Itabuna realiza sua XXIV Assembléia Diocesana de Pastoral

A Diocese de Itabuna realizou a sua XXIV Assembleia Diocesana de Pastoral entre os dias 19 a 21 de outubro de 2012, com o tema: A Diocese de Itabuna no contexto dos 50 anos do Concilio Vaticano II: “Caminhada e Perspectivas”, e como lema: “Jesus Cristo, Ontem – Hoje e sempre” (Hb 13,8). Participaram da Assembleia cerca de 150 delegados (Padres, Religiosas, Agentes de Pastoral) sob a condução do Bispo Diocesano Dom Ceslau Stanula. 
No dia 11 de outubro de 1962, o papa João XXIII abria de modo solene o Concílio Ecumênico Vaticano II. No dia 11 de outubro deste ano, Bento XVI abrirá as comemorações do cinquentenário desse Concílio, que foi o evento mais marcante da Igreja Católica no século 20 e um dos mais importantes de toda a sua história, quase bimilenar. Esse Concílio teve a participação de mais de 2.500 bispos, em quatro sessões, ao longo de quatro anos. Produziu 16 documentos sobre vários assuntos e contou com a liderança de dois papas: João XXIII, que faleceu após a primeira sessão, e Paulo VI. Produziu uma transformação sem precedentes na Igreja e mudou de maneira evidente a sua face, sem, no entanto, mudar sua identidade e sua missão. Decorrido meio século desde aquela memorável assembleia, a Igreja partícula de Itabuna põe-se agora a avaliar o caminho já percorrido. Os frutos, certamente, foram e estão sendo imensos. Houve acertos e erros na interpretação do Concílio e os papas desse período tiveram sempre o cuidado de indicar à Igreja o caminho da reta aplicação das decisões conciliares. Todo este contexto foi abordado pelo Pe. Wellington na reflexão de abertura da Assembleia. 
Haroldo Heleno membro da equipe de coordenação da XXIV Assembleia apresentou mais um instrumento metodológico, com o objetivo de dinamizar o trabalho de evangelização dos Grupos, Pastorais, Movimentos e das Paróquias: o Planejamento Estratégico Situacional (PES), de forma simples e de fácil manejo. 
Tivemos ainda a oportunidade de refletirmos temas importantes para a caminhada da Igreja particular de Itabuna em pequenos cursos: “Pastoral Urbana – Desafios e Perspectivas” com o Pe. Bruno; “Evangelização da Juventude - Desafios e Perspectivas no atual contexto” com o Pe. Acassio e “Ovelhas ou Protagonista” com o Pe. Davi. 
A Jornada Mundial da Juventude foi longamente discutida durante toda a Assembleia e ainda contou com um momento especial com a participação de membros do Setor de Juventude. As discussões sobre a necessidade de continuarmos buscando uma pastoral de conjunto, visando quebrar com o isolamento e o individualismo ainda presente em algumas pastorais; O investimento na formação continuada e integral; O fortalecimento das COMIPAS e a criação da COMIDI; A continuidade e a potencialização dos usos das redes sociais no processo de Evangelização, estes foram alguns dos assuntos abordados na Assembleia. Foi também construído o Cronograma de atividades 2013. 
Segundo Haroldo Heleno a Assembleia teve o cunho avaliativo baseado no Plano Diocesano de Pastoral proposto na Assembleia passada. Serviu para rever rumos, traçar novos caminhos, bem como para fortalecer e animar a caminhada e um momento privilegiado de formação, estes objetivos foram plenamente alcançados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário