quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Diário da CNBB

REFLEXÃO
Existem pessoas que se sentem angustiadas diante do sofrimento de outras pessoas, das injustiças, das carências e necessidades dos outros e também diante da descrença que existe no mundo de hoje, e, movidas por essa angústia, se entregam de corpo e alma no trabalho evangelizador, promocional e assistencial. Porém, todos nós devemos levar em consideração que o mais importante nem sempre é o que estamos fazendo, mas a motivação pela qual agimos e a consciência de que, na verdade, somos colaboradores com o próprio Deus na sua ação de salvação dos homens e que nada podemos fazer por nós mesmos. Assim, o ativismo é estéril e, além de não atingir seus objetivos, nos esvazia, enquanto que a mística, o encontro com Jesus, sustenta e dá eficácia ao nosso agir.

NOTÍCIAS

Dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB, destaca a missionariedade, no espírito de Aparecida; a importância da Palavra de Deus nas comunidades e famílias; e enfim, a Igreja, comunidade de comunidades foram temas levados pelos bispos do Brasil à XIII Assembleia Geral ordinária do Sínodo dos Bispos, em andamento no Vaticano.
Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM, bispo auxiliar de Brasília, é Secretário-Geral da CNBB, e um dos eleitos pelo episcopado brasileiro para vir ao Vaticano como padre sinodal. Ele antecipou à Rádio Vaticano os temas sugeridos no Conselho Episcopal realizado na última semana, em Brasília.
“Nós gostaríamos de abordar o que temos refletido nas nossas diretrizes gerais da ação evangelizadora, retomando o espírito de Aparecida sobre a missionariedade. Todo batizado e toda batizada deve ser missionário e missionária. Depois, a importância da iniciação à vida cristã, que é fundamental: não apenas uma iniciação à vida sacramental, mas a vida inteira iniciada na vida de Jesus Cristo; e a importância da Palavra de Deus. Acabamos de retomar numa discussão, numa reflexão que fizemos no Conselho de Pastoral com a contribuição dos representantes de nosso episcopado levar ao Sínodo; a importância da Palavra de Deus na vida de nossas comunidades, nas famílias e na vida pessoal também. Outro elemento muito refletido que levamos ao Sínodo é a Igreja comunidade de comunidades: estarmos mais presentes como Igreja na periferia, sendo comunidades menores, onde as pessoas possam se sentir mais acolhidas... estarmos mais no meio do povo; irmos ao encontro das pessoas. Finalmente também, no contexto de nossas diretrizes, a importância de que o Evangelho pervada todas as estruturas e realidades. Nós somos anunciadores de uma vida plena... portanto, a questão da presença do Evangelho na vida da política, da cultura, dos direitos humanos; e a questão de levarmos à sério o cuidado pelos pobres”.

Na manhã desta quarta-feira, 10 de outubro, a Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou a nomeação feita pelo papa Bento XVI de bispos para duas dioceses: para Marabá (PA), do padre Vital Corbelini; para Petrópolis (RJ), de dom Gregório Paixão. Padre Vital Corbenili é presbítero do clero da Diocese de Caxias do Sul (RS). Além de grande atuação nas paróquias e no campo da formação, também serviu como animador das pastorais da juventude e da pastoral presbiteral. De 2008 até 2011, foi vigário-geral da diocese. Participou, como missionário, do projeto “Igrejas-Irmãs”, da CNBB, atuando em Cuiabá (MT) e atualmente na diocese de Ji-Paraná (RO). A diocese de Marabá, para onde foi nomeado, estava vacante desde abril, quando renunciou, por motivos de idade, dom José Foralosso, que veio a falecer em agosto passado. Neste período, atuou na diocese como administrador apostólico o bispo prelado de Cametá (PA), dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces. Dom Gregório Paixão é membro da Ordem de São Bento. Natural de Aracaju (SE), possui quatro irmãos, sendo um deles monge beneditino. No Mosteiro de São Bento da Bahia exerceu quase todos os ofícios monásticos, inclusive como mestre de noviços e prior. Estudou piano e órgão de tubos, além de artes plásticas no atelier do renomado pintor Waldo Robatto. Em 1987, foi enviado para o Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro onde cursou Filosofia e Teologia na Escola da Congregação Beneditina do Brasil, vinculada ao Pontifícium Athenaeum Anselmianum, de Roma. Foi ordenado presbítero em 21 de março de 1993, por dom Lucas Cardeal Moreira Neves. Possui doutorado em Antropologia Cultural pela Universidade Aberta de Amsterdã (Holanda), da qual é professor convidado desde 1998. Possui 14 livros publicados, além de diversos artigos escritos para revistas nacionais e estrangeiras. Em 29 de julho de 2006 foi eleito bispo de Fico, na Mauritânia, trabalhando como bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, sendo também secretário do Regional Nordeste 3, da CNBB, e membro titular do Conselho de Cultura do Estado da Bahia.

A Ação Missionária da Diocese de Caraguatatuba, coordenada pelo Padre Antonio Maria Lopes Chagas, reuniu, no dia 06 de outubro, 70 pessoas de 11 paróquias da diocese na Catedral Divino Espírito Santo para tratarem sobre o tema: Paróquias Missionárias: pedagogia da abordagem na visitação. O encontro foi assessorado pela irmã Dirce Gomes da Silva, assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Dimensão Missionária da CNBB. Também o Administrador Diocesano, padre Inocêncio Xavier, esteve presente, pedindo a oração a todos pela diocese neste período de Vacância.A iniciativa diocesana vai ao encontro com uma das prioridades pastorais do Litoral Norte do Estado de São Paulo, que é a Missionariedade e a Formação das lideranças. O evento também marcou a celebração do Mutirão Missionário Diocesano, que acontecerá no dia 21 de Outubro, quando todas as 17 paróquias da diocese estarão unidas em iniciativas missionárias.

Nos dias 4 a 6 de outubro estiveram reunidos em Porto Alegre (RS) no Convento Santo Antônio cerca de 130 agentes da Pastoral da Aids para discutirem ao trabalho que está sendo desenvolvido em todo Brasil. O encontro teve a presença do bispo referencial da Pastoral da Aids, dom Eugenio Rixen, bispo de Goiás (GO), do assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz da CNBB, padre Ari Antônio dos Reis, e dos coordenadores da Pastoral da Aids Nacional, Frei José Bernardi e Frei Luis Carlos Lunardi. A grande preocupação dos agentes de pastoral diz respeito ao aumento do número de pessoas infectadas apesar de toda a rede de informação que é disposta por diferentes meios. Durante o encontro foram discutidos, através de diferentes painéis, os seguintes temas: por que ainda há pessoas que se infectam com o HIV? Educação preventiva com populações específicas; Novas tecnologias de prevenção: contribuições e alcance; Cuidado e protagonismo leigo na opção pelos pobres; Pastoral da Aids e prevenção: desafios e compromissos que permanecem. O grupo também refletiu a proposta da 5ª Semana Social Brasileira, especialmente as formas de engajamento no processo e como incidir a reflexão sobre o Estado brasileiro na missão da Pastoral da Aids.

A partir de outubro, mês das missões, a Comunidade Shalom no Rio de Janeiro realizará semanalmente uma ação de evangelização no Santuário do Cristo Redentor do Corcovado, das 9h às 17h. A evangelização já acontecia há um ano, mas era mensal, realizada no dia 12 de cada mês. Teve início com as celebrações dos 80 anos do monumento, inaugurado em 12 de outubro de 1931. De acordo com os missionários, a ação, além de evangelizar as pessoas que estarão visitando o monumento, também promoverá a divulgação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013. Membros da Comunidade de Vida e Aliança da Comunidade Shalom farão a evangelização de pessoa a pessoa, com intercessão e oração do Rosário em várias línguas, aos pés do Cristo Redentor. Também haverá a evangelização através da arte, com diversas atividades, como a realização de esquetes. Segundo a coordenadora da ação, Karliany Moura, um dos objetivos será que os visitantes descubram que o Cristo Redentor é um santuário e não apenas um ponto turístico. “Os jovens explicarão, levarão as pessoas a conhecer a capela do Cristo Redentor e também, se a pessoa quiser, pegarão o e-mail da pessoa para manter contato com ela”, disse. De acordo com o reitor do Santuário do Cristo Redentor, padre Omar Raposo, a ação mostrará o Cristo de braços abertos de maneira concreta.“Para nós, a Jornada já começou. Então, cada pessoa que passar por nossa cidade será acolhida por esse clima maravilhoso de paz, de alegria e de entusiasmo. Então, é uma galera que está bem disposta para poder trabalhar em unidade com as demais atividades pastorais que já existem no alto do Cristo Redentor. Vamos fazer do santuário um lugar mais do que especial. De braços abertos o Cristo está e a juventude católica também está”, destacou.

A abertura do Mês Missionário na Arquidiocese de Curitiba ocorreu neste último sábado, dia 6 de outubro, com a Santa Missa no Santuário São José, do Capão Raso. A Missa foi presidida por Dom Rafael Biernaski, bispo auxiliar da Arquidiocese. Dom Rafael ressaltou em sua homilia o significado do ser discípulo missionário nos dias de hoje. "Devemos levar às pessoas a vida de Jesus e o amor de Deus; aonde quer que vamos precisamos ser Igreja viva". Durante a homilia, o bispo convidou à frente o coordenador arquidiocesano do Conselho Missionário Arquidiocesano, o senhor Odaril José da Rosa, para contar um pouco do trabalho do COMIDI em Curitiba e região. Ao final da Missa, uma apresentação teatral de bonecos fechou a celebração com a história de Santa Terezinha, a padroeira das missões, para os pequenos missionários presentes na igreja. As crianças puderam conhecer sobre a vida da santa que dedicou cada ato seu ao serviço de Deus e em favor da evangelização dos povos, com seu próprio testemunho. Santa Teresinha do Menino Jesus é festejada em 1° de outubro, juntamente a São Francisco Xavier, padroeiros da missões. A data marca o início do Mês Missionário. Este mês tem como ápice a celebração do Dia Mundial das Missões no penúltimo domingo de outubro, este ano em 21 de outubro.Outubro foi escolhido como o Mês Missionário para recordar a chegada ao continente americano dos europeus, que abriu uma nova página na história da evangelização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário