sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Consulado recadastra portugueses em Ilhéus

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, recebeu em seu gabinete na tarde da última quinta-feira (27), o cônsul-geral de Portugal da Bahia, José Manuel Lomba. A autoridade esteve no município para acompanhar o trabalho da comissão de funcionários do consulado que prestou atendimento à comunidade lusitana que reside nas regiões sul e extremo sul da Bahia. O prefeito ressaltou a importância dos serviços prestados pelo consulado e cedeu uma das salas do Palácio Paranaguá para a realização do atendimento. 
Na oportunidade, José Manuel Lomba explicou que se trata de um serviço rotineiro, que é feito em Salvador, mas que foi descentralizado a fim de garantir que pessoas da região não precisem se deslocar até a capital baiana para tal finalidade. “Esta região concentra muitas famílias de origem portuguesa e nossa pretensão é deslocar, sempre que possível, uma equipe de funcionários do consulado até Ilhéus. Durante toda a tarde, dezenas de pessoas puderam realizar cadastramento, recadastramento e adquirir o cartão cidadão (carteira de identidade), além de trâmites relacionados à confecção de passaporte. O atendimento foi realizado na sala da secretaria municipal de Governo e Ações Estratégicos e contou com certificação digital. 
Ilhéus conta com um vice-consulado desde 24 de maio de 1922 e o principal serviço disponibilizado aos emigrantes é o de autenticação de documentos. Porém, desde abril do ano passado, esse serviço foi suspenso passando a ser feito somente em Salvador, que sedia uma das sedes do consulado-geral de Portugal no Brasil. Em Ilhéus, é feito apenas o cadastramento dos portugeses que atuam na região. De acordo com o vice-cônsul de Portugal em Ilhéus, Antônio Lino Pereira Campos, atualmente, um total de 316 pessoas de nacionalidade portuguesa está registrado no consulado. Sua sede está localizada na rua Almirante Barroso, 158, centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário