quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Sustenta Cidade investe em rede de educação ambiental

O Projeto Sustenta Cidade, coordenado pela educadora social Heloísa Pinheiro, numa parceria com a Prefeitura de Itabuna e Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), propõe a formação da Rede Itabuna, integrando ações de educação ambiental e social tendo como um dos eixos a preservação dos recursos naturais como instrumento de sustentabilidade e valorização da vida. 
Heloísa explica que as ações devem envolver todos os segmentos da comunidade, desde órgãos públicos a escolas, além das instituições sociais a organizações do terceiros setor, num projeto que tem como público-alvo principal as crianças, consideradas excelentes multiplicadores de ideias inovadoras e mais sensíveis para proteger o meio ambiente, influenciando familiares, vizinhos, professores e as comunidades em que vivem e atuam, inclusive no apoio ao combate à dengue. 
A coordenadora salienta que o projeto prevê a utilização das ferramentas e ações já disponíveis na sociedade e identificadas em um diagnóstico preliminar. “Não estamos propondo nada de novo, somente potencializar o que já existe nos órgãos públicos municipal, estadual e federal, igrejas, associações de moradores, enfim, o que está disponível na realidade da cidade, que poderemos tornar mais humana e mais justa”. 
O Sustenta Cidade tem como focos a educação ambiental e, embora apóie ações de recuperação das matas ciliares, de limpeza das margens do Cachoeira e a reciclagem das baronesas para a produção de adubo orgânico, não interfere na proposta de sua despoluição, que é objeto de políticas de governo através do Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico do Município em fase de elaboração. 
O plano compreende investimentos em abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e limpeza urbana e manejo, tratamento e destinação dos resíduos sólidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário