terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ilhéus comemora sua Padroeira nesta quarta-feira(15)

A festa se concentra no santuário no bairro do Teresópolis

A cidade de Ilhéus celebra nesta quarta-feira(15) a sua padroeira, Nossa Senhora das Vitorias. A programação da festa começa às 7 horas com Missa em Ação das Intenções às 9h30mim Missa Solene presidida pelo padre Edmilson Vivas tendo como pregador o padre Paulo César, reitor do Seminário da Diocese de Jequié. A Caminhada de Fé, pelas principais ruas do centro da cidade, está prevista para começar às 16h30min, seguida de Bênção do Santíssimo Sacramento.
As comemorações em louvor a padroeira começaram no dia 6, com as novenas que tiveram como tema central "Por uma  Igreja em estado permanente de missão" que gerou diversos sub temas todos voltados para a programação do Centenário de instalação da Diocese de Ilhéus, que será comemorado no próximo ano.
A história
A Igreja da Vitória, construída no século XVI, , sofreu dois incêndios e apesar das reformas que modificaram sua arquitetura original a Igreja representa um patrimônio cultural de grande valor. Traz toda historias que envolvem a fé cristã dos colonos portugueses à época das invasões francesa e holandesa no Brasil e que se tornou uma tradição de fé que rompe os séculos.
Segundo Borges de Barros (1981), a Igreja Nossa Senhora das Vitória está entre os templos mais antigos da Vila de São Jorge dos Ilheos, que àquela época se chamava Nossa Senhora da Neves. Os colonos portugueses que habitavam a Vila entraram em luta com os índios aimorés e a vitória obtida foi atribuída à ajuda de uma mulher muito branca, que foi vista por muitas pessoas, inclusive por alguns indígenas, lutando ao lado dos colonos.
No final do século XVI, houve novamente a intervenção da santa, quando os colonos conseguiram expulsar os franceses que invadiram a Vila de São Jorge dos Ilheos. O historiador Borges de Barros afirma que os habitantes da Vila eram menor número que os franceses, mas eram chefiados pelo valente mameluco chamado Antonio Fernandes, apelidado de "Catuçadas". Mesmo contando apenas com vinte homens abateu cinqüenta e sete franceses. Pela tradição Católica, 15 de agosto é o dia da Assunção da mãe de Jesus. Nesse dia, é comemorado na cidade de Ilhéus, o dia de Nossa Senhora da Vitória, padroeira da cidade.
Segundo o frei Agostinho de Santa Maria a imagem da Virgem existente na Vila. estava muito estragada, um devoto mandou fazer outra em Lisboa, no ano de 1680. Esta imagem não  teria chegado estragada em Ilhéus, porque a embalagem não havia sido bem feita. Nessa mesma época, um outro devoto, Manoel Filgueiras, rico negociante em Salvador, mandou construir uma nau em Ilhéus. Ao sair da perigosa barra, a embarcação quase naufragou e ele pediu ajuda a Nossa Senhora. Em agradecimento enviou a imagem danificada para Lisboa, para ser consertada. No ano de 1887, um incêndio destruiu a igreja com suas imagens, inclusive aquela trazida de Lisboa no século XVII. A imagem que existe atualmente na igreja foi entalhada em Salvador e data do século XIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário