quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Empresa do Grupo Votorantim pretende exportar minério por Ilhéus

A empresa Sul Americana de Metais planeja instalar em área próxima ao complexo Porto Sul, na localidade de Aritaguá, zona norte de Ilhéus, uma unidade recebimento de minério de ferro para exportação. A proposta é integrar ao seu projeto Vale do Rio Pardo, implantado em Grão Mongol (Minas Gerais) a Ilhéus, transportando o minério de ferro pelo sistema de mineroduto (sistema de tubulações para conduzir o minério extraído naquela região). A apresentação do projeto foi feita na tarde desta terça-feira (28), por Marco Túlio Naves de Carvalho, um dos diretores do grupo, ao prefeito Newton Lima e a secretários e assessores municipais. Ele afirmou que a previsão é entrar em funcionamento a partir de 2015. 
Na oportunidade, o executivo explicou que a Sul Americana de Metais é uma empresa que extrai e comercializa minério de ferro. Criada em 2006, pelo Grupo Votorantim, sua sede é em Minas Gerais, onde estão suas principais áreas de potencial mineral. Marco Túlio Naves de Carvalho comentou que o projeto Vale do Rio Pardo produz e transporta 25 milhões de toneladas de ferro por ano, com 65% de teor de ferro. 
O diretor da Sul Americana de Metais contou que o empreendimento será composto por área de mina e planta de beneficiamento localizadas na região Norte de Minas Gerais, mineroduto de aproximadamente 482 quilômetros – que irá atravessar 21 municípios em Minas Gerais e na Bahia – até a área próxima do Porto Sul, em Ilhéus. Marco Túlio Naves de Carvalho garantiu que a tubulação fica quase que em sua totalidade enterrada a uma profundidade de até 1,5 metro. 
Marco Túlio Naves de Carvalho disse que a empresa já realizou estudos técnicos e ambientais e aguarda parecer a ser emitido pelo Ibama. Segundo ele, levantamentos técnicos estão sendo realizados em municípios localizados por onde a tubulação irá passar. Depois disso, a etapa seguinte será promover audiências públicas em Ilhéus, para discutir questões ligadas aos impactos ambientais e riscos de acidentes ou incômodos à população, dentre outros. 
Garantiu o executivo da empresa Sul Americana de Metais, que a elaboração e execução do projeto evita impactar o mínimo possível no meio ambiente, e para isso prevê algumas compensações com a finalidade de promover a sustentabilidade. Segundo ele, já está prevista a formação de reflorestamento nas áreas de extração, além do aproveitamento da água que será utilizada para transportar o minério através da tubulação, que pode ser reaproveitada após o tratamento e servida para diversas atividades, especialmente a industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário