quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Em Itabuna Comitê discute ações para prevenção da dengue no verão

A presidente do Conselho Municipal de Acompanhamento e Assessoramento de Ações para o Combate à Dengue, Heloísa Pinheiro, anuncia para quinta-feira (16), uma reunião na sede da Vigilância à Saúde com técnicos do governo municipal e representantes da sociedade organizada visando definir as ações estratégicas de combate e prevenção da doença até o verão, evitando a ocorrência de um surto epidêmico.
Heloísa explica que o plano leva em conta a intensificação do trabalho dos agentes de saúde nos bairros e do uso de larvicidas, além de ações educativas a partir das escolas – um trabalho já iniciado- e empresas , bem como a mobilização das diversas secretarias para melhorar a drenagem de canais e ribeirões, além de intensificação da coleta de lixo, o que se complementa com a sensibilização e mobilização da população. 
Heloísa Pinheiro salienta que a melhor forma de se combater a dengue é eliminar os criadouros do mosquito transmissor, que se reproduz em água parada. É fundamental não deixar água acumuladas em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas de água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros fatores.
Casos suspeitos
A pessoa com febre alta, com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça e ao redor dos olhos, mialgia e cansaço deve procurar atendimento médico especializado na rede pública.
Devem também ser considerados como alerta para a busca de atendimento emergencial qualquer um dos sinais e sintomas, como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, tontura, queda da pressão arterial, pele, mãos ou pés frios, hemorragias, palidez ou rubor facial, pulso rápido e fino, agitação ou letargia, desconforto respiratório, diminuição repentina da temperatura e redução do volume de urina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário